Iniciativa coincide com o Jubileu dos Coros, na ilha do Faial
A ilha do Faial vai celebrar dia 12 de novembro o jubileu dos coros que coincide com o 4º encontro de coros e com o lançamento da segunda edição do livro “Sentir o canto litúrgico”, da autoria do padre Marco Luciano Carvalho que terá a apresentação do padre Nuno Queiroz.
Este conjunto de subsídios para os coros litúrgicos divide-se em três partes: uma primeira sobre o canto litúrgico propriamente dito; uma segunda com os documentos do magistério da igreja e, uma terceira parte, com outros textos de apoio ao canto litúrgico, que estimulam sobretudo a reflexão sobre ele.
Este subsídio será depois lançado na ilha Terceira, aquando da Festa de São Tomás de Aquino, em janeiro, e em Ponta Delgada, na Novena dos Espinhos, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na Quaresma.
Esta é uma das muitas iniciativas que o Serviço Diocesano da Liturgia vai desenvolver ao longo deste ano pastoral.
Já esta quinta feira, dia 27 no Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, o Pe Marco Sérgio Tavares, ouvidor adjunto de Ponta Delgada e membro da equipa diocesana de liturgia, irá promover uma formação para Leitores, centrada na “abrangência plural do texto bíblico”.
Em declarações ao Sítio Igreja Açores, o sacerdote lembra que há “inúmeras ferramentas para a leitura de um texto bíblico e quem está instituído neste ministério deve conhecê-las”. A formação terá ainda uma componente prática, exercitada a partir de um texto. Esta formação repete na sexta feira, mas desta feita na ilha do Faial, no Centro Pastoral, a partir das 20h00. Também as ilhas de São Miguel e Terceira receberão esta formação numa data que ainda não está definida.
No dia 12 de dezembro, a formação orientada pelo pe Marco Luciano será dirigida aos ministérios na liturgia e decorrerá nas Velas de São Jorge, na Igreja Matriz. Nesse mesmo dia a ilha Graciosa receberá uma formação sobre grupos corais.
Em 2017, as atividades do Serviço Diocesano de Liturgia divergirão para a área do património com ações de formação orientadas pela conservadora Marta Bretão, atual professora de história de arte e património no Seminário Episcopal de Angra.
Trata-se de uma formação dirigida a párocos, conselhos de assuntos económicos, equipas de ornamentação e museologia, que decorrerá na Horta a 19 e 20 de janeiro chamando a atenção para a necessidade de preservação do património. Esta formação repetirá na Terceira, entre 3 e 4 de fevereiro.
Entre 6 e 10 de fevereiro, o serviço promove igualmente as Primeiras Jornadas de Liturgia das Flores com a participação dos padres Marco Sérgio Tavares, Luís Leal e Marco Luciano.
Este ano, o Serviço está a dinamizar a constituição de uma delegação diocesana para participar na Peregrinação Nacional dos Acólitos, no dia 1 de maio, seguindo a 30 de junho a 5ª Peregrinação Diocesana de Acólitos, desta feita na ilha das Flores onde no dia 1 de julho será ordenado presbítero o futuro diácono Jacob Vasconcelos.