O Ano Santo abre oficialmente nas Igrejas particulares no dia 29 de dezembro
O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), publicou o livro ‘Textos Litúrgicos – Normas sobre a Concessão da Indulgência Jubilar’, para o Ano Santo 2025.
O SNL informa que a nova publicação com ‘Normas sobre a Concessão da Indulgência Jubilar’ apresenta como textos litúrgicos a Carta do Dicastério para a Evangelização e o Decreto do Dicastério para o Culto Divino da Santa Sé, numa nota enviada hoje, dia 15 de novembro, à Agência ECCLESIA.
O Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja, vai começar no dia 28 de dezembro deste ano e termina a 6 de janeiro de 2026, e no novo livro do Secretariado Nacional de Liturgia encontram-se os “preliminares” e os “ritos” de abertura e de encerramento do Ano Jubilar, e os formulários de Missas: Missas para o Ano Santo; Leituras para a Liturgia da Palavra.
No apêndice dos textos litúrgicos, o SNL publicou o ato penitencial, a Oração universal e orações para a peregrinação, Salmos e a ladainha dos Santos.
Numa segunda parte encontram-se as normas sobre a concessão da indulgência jubilar e informação da Penitenciaria Apostólica da Santa Sé.
O novo livro do Secretariado Nacional de Liturgia com ‘Textos Litúrgicos’ e ‘normas sobre a Concessão da Indulgência Jubilar’, publicado para o Jubileu da Esperança, o Ano Santo 2025, tem 68 páginas, e está disponível no sítio online deste secretariado da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da CEP.
O SNL também já divulgou a gravação áudio e as partituras do hino do Jubileu 2025 “Peregrinos de Esperança”, executado pelo Coro da Catedral de Aveiro, sob a direção artística de Emanuel Pacheco, a versão portuguesa é da autoria do padre António Cartageno.
O Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro ano santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.
O Papa Francisco anunciou oficialmente o Jubileu Ordinário de 2025 a 9 de maio, com a apresentação da bula “Spes non confundit”, convidando todos a “sonhar com uma humanidade nova”, um “mundo fraterno e pacífico”.
Em janeiro, o Papa convocou um ano de oração para preparar as celebrações do Jubileu 2025.
O último jubileu foi o ano santo extraordinário dedicado à Misericórdia (29 de novembro de 2015 a 20 de novembro de 2016), convocado com a Bula ‘Misericordiae Vultus’ do Papa Francisco.
(Com Ecclesia)