Secretariado Nacional da Educação Cristã “empenhado” no ensino “de excelência” na disciplina de EMRC

Ação de formação em Ponta Delgada motivou professores açorianos

O Secretariado Nacional da Educação Cristã está empenhado em que a presença da Igreja nas Escolas, tanto as públicas como as católicas, através do ensino da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) seja de “qualidade”.

“Os professores não ensinam em nome pessoal, mas em nome da Igreja, por mandado de Cristo, para transformar a sociedade” e, por isso o ensino “tem de ser de qualidade”, refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Ontem cerca de três dezenas de professores, maioritariamente de São Miguel, participaram numa ação de formação coordenada pelo diretor nacional do Departamento do SNEC, responsável pelo Ensino Religioso Escolar, Fernando Moita, secundado por mais quatro elementos da sua equipa na abordagem a questões marcantes como, por exemplo, o Programa, os novos Manuais, as habilitações e o primeiro ciclo.

Durante a reunião esteve também presente, para além dos docentes açorianos, o Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga.

O encontro, promovido em parceria com o Serviço Diocesano da Pastoral Escolar, nomeadamente a delegação de São Miguel,  centrou-se nas metas curriculares e nos programas da disciplina nos diversos anos letivos.

A EMRC é uma disciplina curricular, tem um itinerário planeado, “pelo que não depende do arbítrio do professor nem dos alunos”.

“Os pais e encarregados de educação esperam uma disciplina organizada, que ajude os jovens a olhar o mundo com os olhos de Cristo, para serem felizes. Para muitos alunos este é realmente o primeiro anúncio sobre Jesus, pois grande parte deles não participa na vida paroquial”, refere a nota.

De resto, a convicção dos responsáveis é que “na Escola, a primeira e única pessoa de quem se espera testemunho e confissão da fé é do professor de EMRC”, sublinha lembrando que a atitude e os comportamentos do docente de EMRC “constituirá um questionamento para os colegas e para os alunos”.

Durante o encontro formativo houve uma abordagem ao programa da disciplina nos seus diferentes anos e que, de uma maneira transversal, assenta em três pilares, servindo-os e desenvolvendo-os: os alunos, a sociedade e o conhecimento, sendo que a abordagem é feita a partir de conteúdos bíblicos, teológicos, antropológicos e éticos. Daí que os manuais sejam “descodificações”, para cada idade, da mensagem sempre nova do Evangelho de Cristo.

Durante o encontro houve, ainda, a oportunidade para sensibilizar os professores da EMRC para uma atividade especifica da disciplina, para São Miguel, e que tem a ver com a realização da XV Romaria Escolar, promovida pela delegação de São Miguel do Serviço Diocesano da Pastoral escolar com o apoio dos docentes Gabriela e António Canotilho, professores de Educação Física e Desporto nas Escolas das Laranjeiras e Canto da Maia, respetivamente.

(com a colaboração do Pe Ricardo Tavares)

Scroll to Top