Sé de Angra promove celebração ecuménica na solenidade da Assunção da Virgem Maria

32º Festival Internacional de Folclore dos Açores encerra com celebração na Catedral

A Sé de Angra acolhe na próxima segunda feira, dia 15, uma celebração com cerca de 400 pessoas, de 12 nacionalidades, e 13 grupos do Festival Internacional de Folclore dos Açores, durante a Missa da Assunção da Virgem Maria.

Esta celebração marca o encerramento do 32º Festival Internacional de Folclore dos Açores, que se está a realizar desde ontem na ilha Terceira e que este ano tem uma nova designação “Folk Azores”.

Durante a celebração, que será presidida pelo Vigário Geral e pároco da Sé, Cónego Hélder Fonseca Mendes, os 13 grupos cantam e oferecem um dom do seu país natal para o ofertório e exibem a bandeira dando um colorido internacional a esta celebração.

O acolhimento vai ser feito nas diferentes línguas de cada país e as leituras vão ser em português e inglês.

Entre as participações estão grupos da Colômbia – Corporación Folclórica Amanecer Colombiano; Equador – Ayllu llakta-Wayrapamushka; Eslováquia – Folklórny Súbor Urpín; Espanha – Grupo de Danzas San Rafael – Alcaria; França – Les Joyeux Vendéens; Itália – Associazione Folklorica Minturno; México – Ensamble Folklórico Mexicano; Nova Zelândia – Whitirea Performing Arts; Polónia – Ludowy Zespół Artystyczny Promni ; Roménia – Ansamblul Folcloric Doinita; Sérvia – Umetnički Centar “Talija” e Portugal – Grupo de Folclore de Machico e Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense.

Durante estes dias haverá várias atuações, algumas delas destinadas a grupos e instituições de solidariedade social. O Folk Azores foi apresentado na BTL em Lisboa, no passado mês de março, assumindo-se como a grande festa do folclore de Portugal e do mundo.

Scroll to Top