13 grupos de folclore de 12 nacionalidades participam na missa solene
A Solenidade da Assunção da Virgem Maria, no próximo dia 15, vai ser assinalada na Sé de Angra com uma celebração ecuménica que reunirá cerca de 400 pessoas oriundas de várias nacionalidades que se encontram na ilha Terceira a participar na 30ª edição do Festival Internacional de Folclore dos Açores.
A missa, presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Angra, Pe Hélder Fonseca Mendes, contará com a animação destes grupos que ficam responsáveis por vários momentos da eucaristia, desde os cânticos ao ofertório.
Ao todo serão 13 grupos de folclore que estarão presentes nesta cerimónia e todos eles “ cantam e oferecem um dom do seu país natal para o ofertório e exibem a bandeira dando um colorido internacional à nossa celebração”, disse ao Portal da Diocese o Vigário geral.
O acolhimento dos grupos será feito com uma saudação de boas vindas em todas as línguas dos grupos presentes e as leituras serão feitas em português e inglês.
Na cerimónia vão estar 12 nacionalidades entre as quais se destacam a Coreia do Sul, Colômbia, Republica Checa, Brasil, Ucrânia, Alemanha, Polónia, entre outros.
A iniciativa não é inédita e realiza-se no âmbito do Festival Internacional de Folclore dos Açores, que tem lugar na ilha Terceira, numa organização do Comité Organizador de Festivais Internacionais de ilha Terceira (COFIT), que este ano já vai na sua 30ª edição.
No Festival que decorre entre 10 e 16 de Agosto participam os grupos Folclóricos: Sorbische Volkstanzgruppe Schmerlitz, da Alemanha; Companhia de Dança Estrelas da Rua do Brasil; Jungwoo Dance Troupe da Coreia do Sul; Grupo Municipal de Bailes Regionales de Granada de Espanha; Hrvatsko Kulturno Umjetničko Društvo Željezničar Osijekda Croácia;Escuela de Danzas de Funza da Colômbia; “Warszawianka” da Polónia; Folklórní Soubor Jánošíček da Républica Checa; La Farandole de Courtepin da Suiça; Compañía Titular de Danza Folklórica de la Universidad Autónoma de Nuevo León do México; Barvinochok da Ucránia; Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do porto Formoso e Grupo Regional de Moreira da Maia, as duas participações nacionais.