207º Cursilho de homens começa hoje
Entre esta quinta-feira, dia 25 e o próximo domingo, dia 28, a ilha de São Jorge acolhe pela primeira vez em 25 anos o primeiro Cursilho de Cristandade de homens, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Oito homens participarão no Cursilho nº 207 masculino realizado desde que o Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) chegou à Diocese. O Cursilho realiza-se na Pousada da Juventude e terá como reitor, Telmo Sequeira e assistentes os padres Helder Miranda Alexandre e Pedro Aguiar.
“Foi difícil mas estamos muito contentes. É urgente formar leigos e líderes também em São Jorge e este Cursilho pode ser o começo desta formação” referiu ao Igreja Açores o ouvidor, padre Dinis Silveira.
“O nosso projecto passa por trabalhar até ao verão com estes homens e mulheres com vista a implementarmos as escolas e as ultreias com carácter periódico, tendo como horizonte a realização de um novo Cursilho no final deste ano civil”, referiu ainda o sacerdote que será um dos dois assistentes do Cursilho das Mulheres que se realizará de 1 a 4 de fevereiro.
No total serão 11 as mulheres que participarão no Cursilho que terá como reitora Gina Barcelos, a ex presidente do Secretariado Diocesano do Movimento dos Cursilhos de Cristandade.
O Movimento acaba de celebrar 60 anos do primeiro Cursilho de Cristandade nos Açores, que foi de homens, com 37 assistentes, realizado de 11 a 14 de setembro de 1963, em Angra do Heroísmo; o primeiro Cursilho de Senhoras realizou-se de 5 a 8 de setembro de 1964, com 47 cursilhistas, em Ponta Delgada.
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade na Diocese de Angra tem uma nova equipa dirigente diocesana, nomeada por D. Armando Esteves Domingues para o triénio 2023/2026; a presidente é Isabel Neves e o padre Hélder Miranda Alexandre, pároco da Sé de Angra, o assistente. O MCC está ativo nas ilhas Terceira, São Miguel e Pico, e só na ilha do Corvo é que nunca realizaram um cursilho.
O Movimento dos Cursilhos de Cristandade, que tem reconhecimento canónico pela Santa Sé, nasceu em Espanha, na Ilha de Palma de Maiorca, em 1944, por iniciativa de Eduardo Bonnín Aguiló.
O projeto chegou a Portugal em 1960 e o primeiro cursilho realizou-se em Fátima, entre 30 de novembro e 3 de dezembro, por vontade do cardeal-patriarca de Lisboa da altura, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.
O MCC tem reconhecimento canónico pela Santa Sé como “Estrutura de coordenação, promoção e difusão da experiência”.
“Com oração e sacrifício, colaboremos para o êxito espiritual e apostólico do cursilho. Sejamos generosos na nossa intendência individual! De Colores!” pede o assistente do Cursilho de Homens e assistente do Movimento, padre Hélder Miranda Alexandre.