Primeira experiência com um pequeno grupo realizou-se este fim de semana na Caldeira da Fajã do Santo Cristo
Uma pastoral mais direta e que toque “cada um dos jovens pessoalmente” é a estratégia da equipa da pastoral juvenil de São Jorge, que este fim-de-semana orientou um retiro de esquema 1 para uma dezena de jovens, que se deslocaram até à Caldeira da Fajã do Santo Cristo.
“Temos consciência de que a ilha tem pouca gente, os jovens são poucos e o tempo da pastoral de tocar o sino já passou. Agora precisamos de tocar pessoa a pessoa, gota a gota” e o “Santuário presta-se a esta dinâmica de pequenos grupos” disse ao Sítio Igreja Açores o ouvidor, padre Dinis Silveira.
Neste retiro, sob o lema “Jesus no rumo da tua vida”, procurou-se aprofundar o conhecimento de Jesus Cristo a partir da redescoberta do Batismo na vivência eclesial.
“Julgo que foi um retiro muito intenso e muito proveitoso para todos” sublinha o ouvidor que considera o Santuário do Santo Cristo da Caldeira uma zona, que pela sua inserção na natureza, propicia um recolhimento espiritual para estes grupos mais pequenos.
O grupo foi o primeiro a estrear as novas instalações de apoio ao Santuário, inauguradas em junho por ocasião do encontro dos padres com menos de dez anos de ordenação.
“Queremos potenciar o santuário do santo Cristo da caldeira como o pólo irradiador da espiritualidade na ilha”, salientou, ainda, o padre Dinis Silveira.
Durante dois dias os jovens tiveram oportunidade de refletir, rezar e participar em atividades na natureza e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento sobre a figura de Jesus Cristo.
Este foi o primeiro retiro promovido pela pastoral juvenil na ilha que é coordenada por jovens, numa comunhão eclesial entre leigos e sacerdotes. O assistente da pastoral juvenil é o padre Sandro Costa.