Iniciativas nestes primeiros dias estão centradas na Festa da Imaculada Conceição
Os principais santuários diocesanos vestem-se de festa nesta época de Advento com uma programação especial própria, centrada nesta primeira semana, na solenidade de Nossa Senhora da Conceição, que se celebra no próximo dia 8 de dezembro, dia que já foi festejado no calendário civil como o dia da mãe.
No Pico, no Santuário do Senhor Bom Jesus, durante as quatro semanas do Advento todas as sextas feiras haverá Adoração Eucarística antes da missa, e a partir do dia 15 de dezembro começam as novenas de natal ou tradicional novena do Menino Jesus, refere o Pe Marco Martinho. O Ouvidor Eclesiástico da ilha montanha lembra que estas festas são muito participadas e integram uma componente sócio-caritativa “bastante significativa”. Durante este período, a Cáritas do Pico desenvolve várias campanhas de recolha de géneros para distribuir a famílias mais vulneráveis de modo a “fazer uma estrela brilhar”, adianta ainda o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus.
A bênção do Menino Jesus é, por seu lado, uma das iniciativas de maior destaque no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, na ilha Terceira. Esta iniciativa tem lugar no terceiro domingo do Advento- o chamado domingo da alegria.
“Procuramos que esta imagem do Menino Jesus seja o centro de todas as celebrações” e que seja esta “a imagem que recordamos no dia a dia” disse ao Sítio Igreja Açores o reitor do santuário da Serreta.
O Cónego Manuel Carlos vai mesmo mais longe e lança o repto aos peregrinos: “a grande preocupação é que estejamos preparados para a vinda de Jesus no presente, olhando menos para o passado e para a festa e olhando mais para o nosso dia a dia e de que forma nos podemos encontrar com este Deus”.
Ainda na Terceira, mas em Angra do Heroísmo, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição está focado na sua festa em honra de Nossa Senhora, no dia 8 mas o Cónego Francisco Dolores lembra que este Advento já é um tempo preparatório não só para acolher a vinda de Jesus mas também para preparar os 30 anos de elevação do Santuário, que se assinalam em 2017.
“Todos os anos são especiais porque afinal estamos a celebrar a padroeira do país mas este será particularmente importante”, refere o sacerdote que vive este tempo com uma ajuda reforçada pelo Vigário Paroquial, Pe Pedro Lima. A novena de Nossa Senhora e o acolhimento diário aos peregrinos constituem a “receita privilegiada” para este tempo de Advento e de Natal.
No Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, vive-se igualmente um clima de festa desde “o Cristo Rei”. O novenário de Nossa Senhora da Conceição “fazendo uma aproximação a uma das figuras mais centrais do Advento” é a “principal marca” deste período festivo, refere o novo reitor, Cónego Adriano Borges.
O Advento é período que medeia entre a festa do Cristo Rei e o Natal. Este ano, o bispo de Angra, D. João Lavrador, presidirá à missa de Natal da Igreja Matriz da Horta, na ilha do Faial, que terá transmissão televisiva na RTP Açores e RTP Internacional.