A maternidade, o presépio e a família de Nazaré são três temas propostos pela equipa pastoral
O reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, ilha Terceira, propõe que o Advento e o Natal sejam momentos de reforço da oração em família. Por isso, o padre João Pires, nas propostas de oração para este mês de dezembro apresenta três grandes intenções: a maternidade, a descoberta dos valores do presépio e a aprendizagem da família a partir do modelo de Nazaré.
“Na conceção imaculada de Maria somos convidados a reconhecer a aurora do novo mundo, transformado pela obra salvífica do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, lembra o reitor citando o Papa Francisco.
Rezar a oração de Nossa Senhora da Conceição, por todas as mães do mundo é a principal proposta, sobretudo para o dia da solenidade da Imaculada Conceição, que a Igreja assinala a 8 de dezembro, altura em que será feita a bênção das grávidas.
O padre João Pires lembra que o Advento é o tempo que “nos é concedido para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, também para verificar o nosso desejo de Deus, para olhar em frente e nos preparar ao regresso de Cristo.” Por isso, e para viver melhor esta espera recomenda uma reflexão sobre o presépio, a oferecer tempo aos outros, especialmente à oração em família.
Dos destaques para este mês de dezembro, há ainda um sublinhado sobre a importância da Sagrada família de Nazaré e das coordenadas que dá às famílias de hoje: “Amor incondicional, simplicidade, união, trabalho e sacrifício são algumas das lições a aprender com a Sagrada Família”, refere.