Novenário arrancou esta quarta feira.Vários pregadores são convidados a celebrar a palavra até à festa da Imaculada Conceição
Começou esta quarta feira o novenário preparatório da Festa de Nossa Sen hora da Conceição, cuja Santuário, em Angra do heroísmo, celebra 30 anos e a sua confraria 300.
Durante os próximos dias vários pregadores- Pe Jacob Vasconcelos, Pe. Ãngelo Valadão, Pe José Manuel Machado, Pe. José Júlio Rocha, Pe Gregório Rocha e Padre Hélder Miranda Alexandre- irão passar pela Santuário para celebrar a palavra.
O primeiro dia grande de festa será o dia 2 de dezembro com uma Vigilia organizada pelo Movimento das Equipas de Nossa Senhora que habitualmente reúne dezenas de participantes que enchem por completo a igreja da Conceição.
No dia 6 de dezembro terminam as comemorações do terceiro centenário da fundação da Confraria de Nossa Senhora da Conceição.
Às 17h00 será lançado um selo comemorativo, e meia hora mais tarde, terá lugar uma palestra que será proferida pelo historiador Francisco Maduro Dias. Ainda nessa tarde serão apresentadas as três telas (as últimas do espólio do Santuário), da Capela Mor, que foram recuperadas com o patrocínio da Confraria. Ás 12h00 do dia 8 de dezembro, a mesa da Confraria e restantes confrades participarão na Missa , consagrando a Nossa Senhora sete novos membros que passarão a integrar a Confraria de Nossa Senhora da Conceição.
Diariamente, até dia 7 de dezembro haverá confissões, às 18h30, seguida da recitação do Rosário, às 19h30 e de Eucaristia com sermão às 20h00.
No dia 7 de dezembro serão celebradas três eucaristias- às 10h45, com a participação da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade; 13h30 com os Funcionários Públicos e às 19h30, com oficio de vésperas, pelo Seminário Episcopal de Angra.
Às 14H30 será recitado o Terço, com elementos das Casas de Saúde de São Rafael e do Espírito Santo. E às 15h00 será celebrada a palavra com utentes da Santa Casa da Misericórdia e Centros de Dia.
Durante os dias 2 de dezembro, com as Equipas de Nossa Senhora e 7 e 8 de dezembro com grupos da catequese, jovens, Mensagem de Fátima, Romeiros, Escuteiros e outros, haverá vigílias de oração.
No dia 8 de dezembro, a Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada com várias Missas com particular destaque para a já tradicional celebração presidida pelo bispo de Angra onde serão ordenados três diáconos, um deles com vista ao sacerdócio e dois permanentes.
Entre 29 de novembro e 7 de dezembro, das 17h30 às 21h30, decorrerá ainda uma feira do livro, que funcionará nos baixos da Casa Paroquial. “Nela poderão ser encontrados livros interessantes a preços pouco mais que simbólicos”, informa o site do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
O culto de Nossa Senhora da Conceição é um dos mais antigos em Angra do Heroísmo. A primeira igreja de Angra que lhe é dedicada é mandada construir em 1470, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que o sismo de 1980 haveria de destruir.
Com a reabertura do templo reconstruído, no momento em que se celebrava o Ano Episcopal Mariano, o pedido de elevação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição a Santuário Mariano foi feito nesse mesmo ano de 1987 pelo pároco da altura, Pe Adão Teixeira, benesse que foi concedida ainda no mesmo ano pelo Bispo de Angra, D. Aurélio Granada Escudeiro.
Desde então este é o mais importante santuário de peregrinação na ilha Terceira, tendo sido seus reitores os Padres Adão Teixeira, João Maria Mendes, Jorge Mendonça e, atualmente, Francisco Dolores.
É neste templo que se ordenam os Diáconos no dia 8 de Dezembro.
Foi aqui também que se realizou o primeiro Encontro de Santuários Marianos Portugueses, em Novembro de 2003, altura em que renasceu a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, criada em Dezembro de 1717 mas que no inicio do Século XX haveria de perder importância.
Há cinco anos a Assembleia Legislativa dos Açores aprovou um Voto de Congratulação pelas bodas de prata deste Santuário.