Dois dias de actividades intensas para assinalar 90 anos da instituição
A Casa de Saúde de São Rafael, em Angra do Heroísmo, termina este sábado as festas sanrafaelinas que decorrem desde quinta feira, reunindo toda a família hospitaleira da ilha.
“Esta actividade- que já se realiza desde a década de 90- pretende quebrar estigmas, rotinas e dar sentido ás ações da vida abrindo as portas da instituição à comunidade” afirmou o seu diretor, Marco Pavão, ao Igreja Açores.
As festas integram uma coroação do Espírito Santo bem como diversas actividades desportivas e culturais onde todos são envolvidos, inclusive os convidados de fora seja da ilha Terceira, com outras instituições ou de outras ilhas como é o caso da Casa de Saúde de São Miguel que este ano se fez representar com uma delegação numerosa.
“Procuramos que todos sejam parte desta festa”, precisou Marco Pavão.
A Casa de Saúde de São Rafael foi fundada em 1927 e o seu principal impulsionador foi Joaquim Bartolomeu Flores, médico, a quem dois religiosos da Ordem Hospitaleira de São João de Deus pediram ajuda. A Casa de Saúde, ao longo das primeiras décadas de existência, deu um contributo insubstituível não só no tratamento de doentes mas também na ação contra o estigma em relação aos doentes do foro mental. Hoje é o único hospital psiquiátrico da ilha Terceira, acolhendo doentes de todas as ilhas do grupo central e ocidental.