Hoje Igreja celebra o nascimento de São João Batista
A solenidade do nascimento de São João Batista é assinalada esta tarde na Sé de Angra, uma celebração integrada no programa oficial das Sanjoaninas de 2024, com o tema “Angra: teu nome é Liberdade!”.
A festa, que tem sido vivida na rua desde o passado dia 21, terminará no dia 30 e viverá o seu segundo momento na Sé, com a coroação das Sanjoaninas que reunirá 38 impérios de toda a ilha, às 11h00.
O programa da festa inspira-se nos 50 anos do 25 de abril de 1974.
As festas concelhias de Angra do Heroísmo celebram o São João durante 10 dias, com música, desfiles, touradas, gastronomia, artesanato, exposições, desporto e marchas populares, entre outras atividades.
Na noite de São João, desfilaram pelas ruas da cidade, decoradas com cravos vermelhos, 37 de 42 marchas populares inscritas, o número mais elevado de sempre.
Hoje, na solenidade do nascimento de São João Batista, que será celebrada na Sé, às 18h00, a Igreja assinala o nascimento daquele que segundo o evangelista Lucas precede o nascimento de Jesus.
São João Baptista também é recordado, no calendário litúrgico, pelo seu martírio, a 29 de agosto. Uma excecionalidade – esta dupla celebração só acontece com a Virgem Maria – que mostra a importância da figura do precursor de Jesus, um santo popular, que leva milhares de pessoas à rua em vários locais, com especial relevância na ilha Terceira e em São Miguel, nas ouvidorias de Angra e Vila Franca do Campo.