Guitarrista terceirense é um dos mais galardoados do país e faz da guitarra clássica o seu modo de vida.
A Igreja do Posto Santo, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, foi pequena para acolher o público que quis assistir ao concerto de Ruben Bettencourt depois da Eucaristia vespertina deste sábado.
“Para mim é uma oportunidade para divulgar o meu trabalho, de mostrar e divulgar a música e também contribuir de alguma forma para a promoção cultural da minha freguesia”, disse ao Portal da Diocese Ruben Bettencourt.
O concerto de meia hora, durante o qual interpretou várias peças entre elas uma sonata nova de António José e também “Leonor”, de Vítor Castro, seu ex professor de guitarra clássica, culminou um trabalho de dois dias com oito alunos do conservatório de Angra que participaram numa formação Master Class, ministrada pelo guitarrista.
Esta formação, que decorreu no centro comunitário do Posto Santo, nos dias 26 e 27, resultou de uma parceria entre o músico e José Sousa, professor do Conservatório de Angra do Heroísmo e possibilitou a oito jovens uma aprendizagem diferente na guitarra clássica. O produto deste workshop foi apresentado também este sábado, antecedendo o concerto de Bettencourt.
“É sempre um momento importante para os que estão a começar e quem já tem uma carreira própria. É uma oportunidade para estimular os que estão a dar os primeiros passos na música e também uma forma de divulgar a nossa arte”, reconheceu ao Portal Ruben Bettencourt.
Natural do Posto Santo, na ilha Terceira, Ruben Bettencourt iniciou-se na música com seis anos, por influência dos pais, tendo descoberto de imediato a guitarra clássica que aprendeu primeiro no Conservatório de Angra do Heroísmo até aos 18 anos e depois em Aveiro, onde estudou e onde reside atualmente.
Quando se licenciou, com a nota máxima, foi aprofundar o estudo no Conservatório de Maastricht, na Holanda e, a partir daí, tem participado em imensos espetáculos obtendo inúmeros prémios.
Atualmente divide a sua vida entre a docência e os concertos, dando aulas e formação via skype para todo o mundo.
“É para nós uma honra podermos contar com o contributo deste excelente músico sobretudo numa época de Natal”, disse ao Portal da Diocese o responsável pela paróquia do Posto Santo, Pe João Carlos Costa.