“Oxalá, este caminho de penitência e conversão vos traga a alegria do Crucificado/Ressuscitado e possais cantar o mais belo Aleluia Pascal das vossas vidas com as famílias, amigos e comunidades paroquiais”- D. Armando Esteves Domingues

Os ranchos de romeiros de São Miguel vão juntar a sua voz à corrente de oração que percorre neste momento todo o mundo numa oração constante pelo restabelecimento da saúde do Papa Francisco. Essa será uma das primeiras intenções de um conjunto de 12 fixadas pelo bispo de Angra para as romarias quaresmais deste ano, que se iniciam como sempre no primeiro sábado da Quaresma, este ano a 8 de março.
Além das orações pela “saúde e intenções” do papa Francisco, D. Armando Esteves Domingues pede uma oração especial pela paz “em todos os lugares da terra”, especialmente na “Ucrânia e Terra Santa”.
Entre as intenções estão igualmente, “as famílias que passam dificuldades e pelos seus filhos”, “os jovens que caíram nas garras das dependências e vivem sem esperança de vida” e as “autoridades e governantes”.
O bispo de Angra conta ainda com a oração “Pela unidade e fidelidade dos casais da nossa diocese”, pela “santidade dos sacerdotes e religiosas”, pelas “vítimas de violência doméstica ou no namoro e todas as vítimas de qualquer abuso” e pelos “bons frutos do Jubileu da Esperança nas nove ilhas do arquipélago”.
Os jovens em buisca do primeiro emprego, os idosos, os párocos e os leigos empenhados nas paróquias são outros dos destinatários da oração dos romeiros.
O prelado diocesano fica unido em oração com estes ranchos que entre as quatro da manhã e as sete da tarde percorrerão todos os caminhos de São Miguel que os levam até aos templos da ilha.
“Em cada dia rezarei pelo Movimento “Romeiros de S. Miguel” e por cada um dos que fazem a romaria este ano. Peço que Maria Santíssima vos acompenhe e leve a Jesus as vossas intenções” diz o bispo de Angra.
” Oxalá, este caminho de penitência e conversão vos traga a alegria do Crucificado/Ressuscitado e possais cantar o mais belo Aleluia Pascal das vossas vidas com as famílias, amigos e comunidades paroquiais”, conclui.
Os primeiros grupos de romeiros, dos 55 que este ano estarão na estrada, sairão no sábado, dia 8 de março, o primeiro da Quaresma. Durante uma semana, os romeiros darão a volta á ilha de São Miguel, de terço na mão, cumprindo mais do que um ritual penitencial um caminho de esperança e conversão. É porventura a maior mobilização de homens em todo o país, uma manifestação de fé que já conta com mais de 500 anos e que está prestes a ser inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.