Encontro convívio juntou os dois ranchos
Os dois ranchos de romeiros da ilha de São Jorge, o masculino e o feminino, fizeram este ano a sua primeira romaria em separado mas celebraram, em conjunto, o Primeiro Dia do Romeiro na ilha . O encontro decorreu este sábado no parque da Silveira, na freguesia da Ribeira Seca e envolveu também as respetivas familias.
O encontro que permitiu refletir sobre este tempo pascal e a vida dos dois ranchos fora do período da Quaresma deixou já agendada a romaria de 2024, que no caso das mulheres será de 16 a 18 de fevereiro e a dos homens de 28 de fevereiro a 3 de março. Até lá os romeiros de São Jorge irão refletir sobre o seu papel na comunidade, sobre a sua própria espiritualidade apostando na formação. A primeira decorrerá entre outubro e novembro e será orientada pelo padre José Júlio Rocha que habitualmente já orienta também o retiro anual dos Romeiros na ilha de São Miguel, em janeiro.
Os dois ranchos estão ligados à Paroquia de Nossa Senhora do Rosário no Topo e têm como assistente espiritual o padre Dinis Silveira, que se tem encarregado de difundir esta expressão de religiosidade popular quaresmal pelas ilhas do Grupo Central, nomeadamente na Terceira, Graciosa e São Jorge.