Iniciativa decorre a 7 de maio e conta com uma eucaristia presidida pelo bispo de Angra
O Movimento Romeiros de São Miguel- Associação vai comemorar o Dia do Romeiro a 7 de maio, fazendo coincidir o Dia do Romeiro com o aniversário dos 500 anos das Aparições de Nossa Senhora do Pranto.
Este lugar, em São Pedro do Nordestinho, na ilha de São Miguel, está profundamente ligado às romarias quaresmais sendo um ponto de paragem obrigatório de quase todos os ranchos.
Nesse dia, entre outras coisas, haverá uma missa às 12h00, presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, seguindo-se a Bênção do Mural e dos painéis de homenagem dos Ranchos de Romeiros e bênção da placa comemorativa dos 500 anos de romarias, seguindo-se uma palestra sobre “A Religiosidade Popular no Incremento da Devoção Mariana na Ermida do Pranto”, pelo padre Jorge Ferreira.
O Dia do Romeiro, habitualmente é celebrado no terceiro domingo da Páscoa mas, este ano, a organização fez coincidir as festividades do dia com as comemorações dos 500 anos das Aparições de Nossa Senhora do Pranto, uma devoção antiga .
A construção da ermida está associada a uma lenda, nascida com o grande terramoto que abalou a ilha em 1522 e com o surto de peste que se lhe seguiu.
Segundo a tradição, contada por Gaspar Fructuoso e mais recentemente por José Augusto Borges, no livro “Senhora do Pranto”, naquele ano, quando se registava um surto de peste em Ponta Delgada, um pastor de gado avistou Nossa Senhora e a Virgem ter-lhe-á ordenado determinadas coisas, entre elas a construção da ermida. O povo, tomado de fé, tê-la-ia construído.
Desde então, a imagem de Nossa Senhora do Pranto é vestida com capas oferecidas pelos fiéis. Durante a Quaresma a ermida está sempre aberta para acolher os ranchos de romeiros e ao fim de semana há sempre celebrações.
Além do Dia do Romeiro, o Movimento fará um balanço deste ano pastoral, reunindo em todas as ouvidorias para analisar e refletir a forma como decorreram as romarias, interrompidas há três anos.
As reuniões nas ouvidorias começam já esta quarta-feira, dia 26, no Pilar da Bretanha, segue-se Sete Cidades, a 28, Ribeira Seca a 2 de maio, Agua D´ Alto a 4 de maio, Povoação a 5, Fajã de Baixo a 9, Cabouco a 10, Algarvia a 16 de maio e Lombinha da Maia a 17. As reuniões nas oito ouvidorias de São Miguel começam sempre às 20h30.