55 ranchos em São Miguel, um na Terceira, outro em São Jorge e outro na Graciosa sairão nesta Quaresma, para além de uma série de grupos de mulheres
Os romeiros de São Miguel vão sair este ano pela primeira vez depois da pandemia, entre 25 de Fevereiro a 6 de Abril, isto é, entre o primeiro Sábado da Quaresma e a Quinta-feira santa.
A última vez que saíram em romaria foi na Quaresma de 2020, mas só saíram os primeiros ranchos tendo depois a romaria quaresmal sido interrompida por causa da pandemia e dos constrangimentos sanitários por ela impostos.
Também na ilha Terceira sairá um grupo, de 8 a 12 de março e em São Jorge sairá uma romaria com 20 homens para cumprir a sua saída quaresmal . Também em São Jorge sairá um rancho com 20 mulheres e na Terceira sairão os dois ranchos femininos da ilha.
As romarias quaresmais, que este ano completam meio século de história, são uma das mais vivas tradições penitenciais dos Açores. Grupos de homens munidos de xaile, bordão, lenço e terço percorrem as estradas de São Miguel em clima de oração, passando por todas as igrejas e ermidas, do nascer ao por do sol.
O regresso das romarias quaresmais coincide com a chegada aos Açores do novo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues. O bispo de Angra já participou no retiro dos Romeiros em São Miguel no passado dia 29 de janeiro.