Romaria escolar em Ponta Delgada realizou-se no passado sábado

Foto: Igreja Açores/JC

“É um espaço e um momento para refletirmos o papel da escola”, assinala o professor Bento Aguiar

A Romaria Escolar de Ponta Delgada, na Diocese de Angra, regressou no passado sábado à estrada, da Escola Secundária das Laranjeiras até Matriz de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo.

“Trata-se da romaria de um dia que não pretende imitar as Romarias Quaresmais mas é um espaço e um momento para refletirmos o papel da escola no seio de uma comunidade como é a nossa, onde esta tradição tem um peso muito significativo”, explicou o coordenador da Pastoral Escolar em São Miguel, a maior ilha do Arquipélago dos Açores.

A Romaria Escolar de Ponta Delgada regressou à estrada para a sua 19ª edição, após três anos de interregno devido à pandemia Covid-19, e realizou-se entre a Escola Secundária das Laranjeiras e a igreja matriz de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo.

“Estivemos três anos sem esta realização e agora queremos perceber se houve desmobilização ou, se pelo, contrário, a ausência da romaria desperta mais interesse”, assinalou Bento Aguiar.

“É uma atividade para toda a comunidade educativa que oferece uma oportunidade para refletirmos sobre a escola mas também sobre a vida”, assinala o coordenador da Pastoral Escolar em São Miguel.

Esta atividade está integrada no calendário escolar, foi iniciada por um casal de professores da disciplina de Educação Física, mas sempre ligada à componente da educação para a fé, e o grupo de romeiros é acompanhado por irmãos romeiros de ranchos deste concelho açoriano, este ano com os romeiros do Rancho de São José.

Estas romarias escolares também costumam ser organizadas nas “escolas do Nordeste, habitualmente até à Ermida de Nossa Senhora do Pranto, Ribeira Grande e Lagoa”.

 

Scroll to Top