Esta noite há duas vigílias de oração pela vida consagrada: em Angra, na Conceição, presidida pelo Bispo D. Armando Esteves Domingues e em Ponta Delgada, no Convento da Esperança, ambas às 20h00
A Semana do Consagrado, que se assinala de 26 de janeiro a 02 de fevereiro, tem como lema “Rezar a Esperança” e está em sintonia com o Ano da Oração que decorre ao longo de 2024 como preparação para o Jubileu de 2025 sob o lema “Peregrinos de Esperança”.
No dia 1, em São Miguel e na Terceira será celebrada uma Vigília de Oração pela Vida Consagrada, ambas às 20h00 nas santuários diocesanos do Senhor Santo Cristo dos Milagres e Nossa Senhora da Conceição, respetivamente, e no dia 2 haverá uma missa no Livramento, em Ponta Delgada, às 19h00. A Vigília de Oração em Angra será presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
Esta semana, iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em coordenação com a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) pretende ser “um tempo de oração e de reflexão sobre a vida consagrada”, realça uma nota enviada aos órgãos de comunicação social.
A Semana do Consagrado tem “algumas propostas quotidianas de oração” e vai culminar em “todas as dioceses” numa vigília de oração, dia 1 de fevereiro e na eucaristia do dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrações habitualmente presididas pelo respetivo bispo.
A CIRP tem material de apoio para esta semana sendo que a prece para hoje (26 de janeiro) é “Por todos os cristãos, para que, dinamizados pelo Espírito, vivam animados pela esperança e dela deem testemunho, sobretudo aos que vivem em sofrimento”.
No dia do consagrado, 02 de fevereiro, a CIRP tem como prece “para que todos os consagrados saboreiem o dom que lhes é concedido pelo Senhor e dele deem testemunho segundo o carisma e missão a que são chamados, e sejam assim um sinal da força do amor de Deus para todos”.
Neste espírito, a organização propõe um esquema simples de lectio divina para cada dia da Semana do Consagrado, entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro.
Para cada dia foram escolhidos os textos propostos para a eucaristia, procurando “neles luz para viver mais intensamente a nossa consagração, sobretudo nas dimensões da oração, da paz e da esperança que, este ano, dão mote à vivência desta semana”.
A oração proposta socorre-se dos “ritmos da música de Taizé, enquanto realidade de vida consagrada ecuménica”, que procura viver ao ritmo da Palavra de Deus.
Nos Açores existem dois Institutos Religiosos Masculinos- Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus e Ordem Hospitaleira de São João de Deus- e oito institutos femininos: Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa face, Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, Irmãs de São José de Cluny, Irmãs Clarissas e Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus.
SemanaConsagrado2024_LectioDivina
(Com CEP e Ecclesia)