Momento de oração foi orientado pelo Assistente Nacional do movimento e contou com a presença de várias paróquias da ilha de São Miguel, em Água de Pau.
O retiro do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), realizado no passado fim-de-semana em Água de Pau, no salão paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, no concelho da Lagoa, reuniu mais de 200 participantes oriundos de várias paróquias da ilha de São Miguel.
Segundo uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso esta sexta-feira, o encontro que foi orientado pelo Assistente Nacional do MMF, Pe Manuel Antunes, proporcionou a todos os participantes “um momento muito especial de interiorização e de encontro com Deus, Uno e Trino e com Maria, Mãe de Deus e de todos nós”.
O Retiro Espiritual, que foi organizado pelo pároco de Água de Pau, Pe João Furtado, com o apoio de outros sacerdotes da ilha, contou com vários momentos. Começou com o acolhimento a todos os que vieram de outras comunidades paroquiais seguindo-se um momento de Oração.
“Abrimos o Retiro com uma chave de ouro, com a Oração da manhã, Laudes (Marianas), num ambiente de recolhimento e de silêncio que me impressionou”, diz o responsável pela realização do retiro, Pe João Furtado, na referida nota.
Da parte da tarde, e depois de uma nova reflexão, os participantes no retiro realizaram uma Via Sacra no chamado Monte Santo, da Vila de Água de Pau, situado ao lado sul da Igreja Paroquial e que no cimo tem uma Ermida dedicada a Nossa Senhora do Monte.
Durante a “caminhada”, durante a qual reviveram os vários Passos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, os participantes foram instados a refletir “sobre a cruz de cada dia e de cada um” com uma chamada de atenção para se “associarem com essa cruz a este mistério Pascal de Cristo”.
No regresso, rezaram o Terço, oração recomendada por Nossa Senhora em Fátima.
O retiro encerrou com a celebração da eucaristia e, depois, com um momento de Adoração e Bênção de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, terminando com cânticos a Nossa Senhora.
No dia seguinte, cerca de 450 crianças e adolescentes da catequese participaram num momento de reflexão, acompanhadas pelas 52 catequistas da Ouvidoria da Lagoa, sobre a mensagem de Fátima, em especial a mensagem de Nossa Senhora aos Pastorinhos.
À tarde foi a vez dos Romeiros se juntarem ao grupo para a celebração de uma Eucaristia, animada pelo Coral de Nossa Senhora do Monte.
No final da Eucaristia os romeiros receberam a imposição dos lenços do Romeiro e fizeram o seu compromisso apostólico com Cristo.
No dia 17, às 10h30, O Pe Manuel Antunes voltou a celebrar a Eucaristia para os doentes da Ouvidoria da Lagoa, na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos , e com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia da Lagoa e outras instituições. Ao fim da tarde, realizou-se o encontro na Igreja Paroquial de Santo António, da Ouvidoria de Nordeste. No dia 18 foi a vez de Rabo de Peixe receber a presença do assistente nacional do MMF.
O Movimento da Mensagem de Fátima, que está presente em todas as dioceses do país, incluindo as das regiões autónomas, remonta a 1926, altura em que o cónego Manuel Formigão criou a “Associação de Nossa Senhora do Rosário” cuja finalidade era ajudar os seus membros a “conhecer, viver e difundir a Mensagem de Fátima”.
A Mensagem de Fátima “é um convite e uma escola de salvação, iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917), tendo sido vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta”, diz a página oficial do Movimento. Sublinha a necessidade da conversão permanente, da oração e do sentido da responsabilidade coletiva bem como a prática da reparação.