Momento de oração e silêncio decorreu entre 21 e 23 de março, em Santa Bárbara, nos Cedros e foi orientado pelas Irmãs de São José de Cluny
Três religiosas, um sacerdote e várias catequistas orientaram no passado fim de semana nos Cedros, ilha do Faial, o retiro para os crismandos faialenses.
Os exercícios espirituais, promovidos pelas irmãs de São José de Cluny- duas delas a viver em Ponta Delgada na comunidade do Colégio de São Francisco Xavier- tinham como tema: “Chamamos-te para te refazer”.
“Foi um momento muito especial para todos estes jovens, que tiveram um fim de semana para descerem à Casa do Oleiro, ao centro de si mesmos” refere uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
“Quando convidados a fazerem silêncio nos momentos de oração pessoal os jovens salientaram que o silêncio fala, agradecendo a Deus por ser o verdadeiro Oleiro”, refere ainda a nota.
“Encontramo-nos aqui depois deste fim-de-semana de reflexão e de encontro com o oleiro. Esse oleiro é Deus que nos modifica e constrói como se fôssemos peças de barro. Para alguns, este momento, pode marcar um ´finalmente, já terminou´, mas o verdadeiro sentido deste retiro é não acabar aqui, porque quem conseguiu encontrar-se com Deus, este oleiro, vai sentir-se leve e mais feliz e, provavelmente, aprendeu a refletir e encontrar-se consigo e também com Deus e vai levar esse momento consigo” refere por seu lado uma das crismanda, Carolina Barreto da paróquia de Santa Bárbara, Cedros.
“Depois destes dias de introspeção levamos connosco os momentos bons e também menos bons, porque todos tivemos melhores e piores momentos, e levamos estes momentos para casa para contar à família tudo o que se passou, porém também é preciso contar o que vivemos a outros jovens, pois somos essa geração de esperança onde muitas vezes essa esperança não é mostrada” diz ainda a jovem.
Antes do retiro para os jovens crismandos, as Irmãs de São José de Cluny encontraram-se com 20 adultos que também irão celebrar o sacramento da confirmação.
A celebração do Crisma no Faial será no dia 1 de junho, na Igreja Jubilar da ilha, na praia do Almoxarife. No total haverá 56 jovens a celebrar o Sacramento da confirmação.