Exortação apostólica do Papa Bento XVI serve de mote para a formação
A delegação de São Miguel do Serviço Diocesano de Apoio à Catequese e Evangelização promove este fim de semana o primeiro retiro para catequistas da ilha, em cinco anos.
O encontro de formação conta com a participação de 106 catequistas provenientes de vários lugares da ilha, nomeadamente, dos centros catequéticos de Relva, Covoada, Santa Cruz da Lagoa, São Vicente Ferreira, Vila Franca do Campo, Lomba de Santa Bárbara da Ribeira Grande, Matriz (Ponta Delagada), Colégio São Francisco Xavier, Arrifes (Saúde, Milagres e Piedade), Lagedo (Sª de Fátima), Fajã de Cima, Fajã de Baixo, São Roque, Santo António e Santa Bárbara (Ponta Delgada), Ajuda e Pilar da Bretanha.
O retiro que começou esta sexta feira à noite, no Convento da Esperança é orientado por Luísa Boleo, professora aposentada da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, durante mais de 30 anos e, também formadora permanente do Serviço de Catequese do Patraiarcado de Lisboa.Os catequistas vão discutir a importância da Eucaristia, a partir do texto do Papa Bento XVI, o Sacramento da caridade.
O guião do retiro foi construído para o efeito pela equipa do delegação de São Miguel, com cânticos “apropriados e novos” a usar pelos catequistas com os seus catequisandos.
O responsável diocesano em São Miguel por este serviço, Monsenhor Augusto Cabral, deu as boas vindas aos catequistas, enquadrando-os no tema e sublinhado a “qualidade” técnica da orientadora do retiro.
Os trabalhos prosseguem este sábado e terminam com a Eucaristia dominical.
As jornadas nacionais de catequistas realizam-se de 3 a 5 de outubro em Fátima. o Serviço Diocesano de Apoio à Catequese e Evangelização far-se-à representar por um grupo açoriano, liderado pelo responsável na Diocese de Angra, Pe António Henrique Pereira.