Responsável do Vaticano comenta mensagem para o Dia das Comunicações Sociais

Mais do que teologia o Papa aborda “desafios comunicacionais para todos”

O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, D. Claudio Maria Celli, afirma numa mensagem divulgada hoje importância de o Papa relacionar o Dia Mundial à reflexão que a Igreja católica enceta em torno da família.

“A mensagem não toca na teologia comunicativa mas aborda a primeira referência que a família é em relação à comunicação”, traduz o responsável num vídeo publicado hoje no site InterMirifica.net

A Igreja Católica celebra este domingo o 49.º Dia Mundial das Comunicações Sociais com uma atenção particular aos desafios que o desenvolvimento dos media coloca à vida das famílias.

O Papa apresentou a Mensagem intitulada «Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor», na qual coloca o “desafio” de “aprender de novo a narrar”.

“É na família que aprendemos as primeiras palavras. Não são palavras inventadas por nós, mas recebemo-las culturalmente, e cada uma tem um sentido e conteúdo que experimentamos em família”, afirma D. Celli.

Recordando a sua experiência, afirma o responsável ser em casa que se aprende o caminho para uma comunicação com o “Pai celestial”.

“Para um filho escutar os seus pais a rezar juntos é algo precioso. Quando o pai e a mãe se amam compreendemos melhor que Deus nos ama”.

Segundo D. Cláudio Celli, o Papa convida, na mensagem que escreveu para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, “não a uma dimensão ideológica mas a compreender a realidade concreta das nossas famílias com todas as suas possibilidades e limites”.

O Conselho Pontifício das Comunicações Sociais disponibiliza alguns recursos sobre o Dia Mundial.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (17 de maio, em 2015).

Os donativos recolhidos nas celebrações dominicais revertem para os projetos do secretariado nacional e dos secretariados diocesanos do setor.

 

CR/Ecclesia

Scroll to Top