Responsável Diocesano pela Pastoral da Família destaca importância da família como igreja doméstica

Mini Jornadas da Família em Água de Pau acolhem 60 pessoas.

Durante dois dias, 60 pessoas participaram nas Mini Jornadas da Família, promovidas pela Ouvidoria da Lagoa, em colaboração com o Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Familiar e laicado, sobre o tema a Família enquanto Igreja Doméstica, informa uma nota da Ouvidoria a que o Portal da Diocese teve acesso este domingo.

 

A formação anual, que já vem sendo habitual nesta Ouvidoria, foi dada pelo Pe José Constância responsável diocesano pelas questões da família e teve como base uma reflexão sobre o texto “O Evangelho da família”, do cardeal Walter Kasper, proferido na abertura do consistório extraordinário da família, que aconteceu no Vaticano nos passados dias 20 e 21 de fevereiro e as reflexões que o Papa Francisco tem revelado a propósito desta realidade social..

 

Segundo Kasper “O Evangelho da família quer dizer que Deus ama a família e que a família foi fundada por Deus desde o início da criação: é a instituição mais antiga da humanidade”. Por isso, recorda Kasper, “Jesus Cristo fez o seu primeiro milagre durante as bodas de Caná: ele aprecia a família e elevou-a ao patamar de sacramento, o que quer dizer que o amor entre o homem e a mulher é integrado no amor de Deus”.

 

Kasper afirma que precisamos reforçar esta realidade “num período em que há uma crise da família; [reforçá-la] nas atuais condições de crise económica e de trabalho; temos que prestar a nossa ajuda porque a grande maioria dos jovens quer uma família, quer uma relação estável, para toda a vida. A felicidade dos homens depende também da vida familiar”.

 

Tal como o cardeal Kasper, também o responsável pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral da Família considera que esta pastoral “só faz sentido se ela for a principal protagonista da ação e do testemunho no seu próprio seio”.

 

José Constância sublinhou a “necessidade de incentivar a presença de Cristo no lar, na vida dos membros da família e isso deve ser cultivado nos dias de hoje ainda com maior pertinência”, seguindo a ideia de que “é no seio da família que se encontram os homens e mulheres que Deus deseja usar para influenciar o mundo”.

 

O encontro que se realizou no salão paroquial de Àgua de Pau, contou ainda com a colaboração de três casais da equipa diocesana que desenvolveram temas como A Família, Comunidade Solidária; A Família, Comunidade Orante e A Família, Comunidade Educadora.

 

De salientar que depois da reflexão houve um tempo de partilha e de diálogo com os participantes, refere a nota da Ouvidoria da Lagoa .

O setor da Pastoral da Lagoa tem o seu grupo de trabalho constituído por  um casal de cada Paróquia da Ouvidoria e em anos anteriores tem desenvolvido algumas ações pastorais neste domínio da família, nomeadamente semanas de reflexão sobre a  Evangelização das Famílias, com um enfoque nas que estão em situação de emergência social, a vivência intergeracional em família, a família e a educação dos filhos, ou a família e gestão da economia doméstica.

Mini Jornadas da Família em Água de Pau
Scroll to Top