Mini Jornadas da Família em Água de Pau acolhem 60 pessoas.
Durante dois dias, 60 pessoas participaram nas Mini Jornadas da Família, promovidas pela Ouvidoria da Lagoa, em colaboração com o Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Familiar e laicado, sobre o tema a Família enquanto Igreja Doméstica, informa uma nota da Ouvidoria a que o Portal da Diocese teve acesso este domingo.
A formação anual, que já vem sendo habitual nesta Ouvidoria, foi dada pelo Pe José Constância responsável diocesano pelas questões da família e teve como base uma reflexão sobre o texto “O Evangelho da família”, do cardeal Walter Kasper, proferido na abertura do consistório extraordinário da família, que aconteceu no Vaticano nos passados dias 20 e 21 de fevereiro e as reflexões que o Papa Francisco tem revelado a propósito desta realidade social..
Segundo Kasper “O Evangelho da família quer dizer que Deus ama a família e que a família foi fundada por Deus desde o início da criação: é a instituição mais antiga da humanidade”. Por isso, recorda Kasper, “Jesus Cristo fez o seu primeiro milagre durante as bodas de Caná: ele aprecia a família e elevou-a ao patamar de sacramento, o que quer dizer que o amor entre o homem e a mulher é integrado no amor de Deus”.
Kasper afirma que precisamos reforçar esta realidade “num período em que há uma crise da família; [reforçá-la] nas atuais condições de crise económica e de trabalho; temos que prestar a nossa ajuda porque a grande maioria dos jovens quer uma família, quer uma relação estável, para toda a vida. A felicidade dos homens depende também da vida familiar”.
Tal como o cardeal Kasper, também o responsável pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral da Família considera que esta pastoral “só faz sentido se ela for a principal protagonista da ação e do testemunho no seu próprio seio”.
José Constância sublinhou a “necessidade de incentivar a presença de Cristo no lar, na vida dos membros da família e isso deve ser cultivado nos dias de hoje ainda com maior pertinência”, seguindo a ideia de que “é no seio da família que se encontram os homens e mulheres que Deus deseja usar para influenciar o mundo”.
O encontro que se realizou no salão paroquial de Àgua de Pau, contou ainda com a colaboração de três casais da equipa diocesana que desenvolveram temas como A Família, Comunidade Solidária; A Família, Comunidade Orante e A Família, Comunidade Educadora.
De salientar que depois da reflexão houve um tempo de partilha e de diálogo com os participantes, refere a nota da Ouvidoria da Lagoa .
O setor da Pastoral da Lagoa tem o seu grupo de trabalho constituído por um casal de cada Paróquia da Ouvidoria e em anos anteriores tem desenvolvido algumas ações pastorais neste domínio da família, nomeadamente semanas de reflexão sobre a Evangelização das Famílias, com um enfoque nas que estão em situação de emergência social, a vivência intergeracional em família, a família e a educação dos filhos, ou a família e gestão da economia doméstica.
- Mini Jornadas da Família em Água de Pau