Pastoral Escolar diocesana espera manter o mesmo número de matrículas do ano passado, rondando as 12 mil
O novo ano letivo no arquipélago dos Açores, que arranca entre os dias 9 e 11 de setembro, terá professores de Educação Moral e Religiosa Católica colocados de Santa Maria ao Corvo. Os responsáveis pela disciplina garantem que a estabilidade do quadro docente e o número de matrículas, a rondar as 12 mil, em todos os graus de ensino, deverá manter-se.
“Estamos otimistas e as nossas expectativas são positivas” refere numa entrevista ao programa de rádio Igreja Açores Bento Aguiar que, juntamente com o cónego Adriano Borges, lidera a equipa do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar.
“Embora estejamos sempre atentos e cautelosos, o ano letivo está lançado de Santa Maria ao Corvo, com todos os professores colocados” refere Bento Aguiar lembrando que umas quantas situações obrigarão, por doença, as escolas a substituir alguns docentes.
“O nosso objectivo é consolidar os professores” que, sendo açorianos, “não sentem necessidade de andar a mudar constantemente. Naturalmente que estamos atentos e tudo faremos para estabilizar estes docentes”, refere ainda.
“Estes professores já estão no quadro regional e por isso a sua mobilidade, sendo possível, é mais reduzida e faz-se no quadro geográfico da própria ilha e de acordo com orientações pastorais“, acrescenta.
O ano arranca com manuais novos e com gente mais habilitada. Desde 2018 para cá já completaram a profissionalização 18 pessoas, algumas com mestrado. Estão cinco na fase final dos estudos e uma outra professora com mestrado dará aulas em São Jorge, onde fará as aulas de forma tutelada e por isso adoptará a prática de ensino supervisionada. Existem, ainda, por outro lado, três professores a acabar o mestrado.
“Isto é significativo” refere Bento Aguiar lembrando que faltará pouco para a diocese ter de nomear outros professores profissionalizados para suprir falhas que resultem da aposentação de alguns docentes.
As aulas de Educação Moral e Religiosa Católica irão prosseguir a fase de adopção dos novos manuis, na sua maioria já disponibilizados on-line e seguidos nas plataformas digitais.
O ano letivo 2024/2025 arranca no arquipélago entre 09 e 11 de setembro, terminando entre 20 e 27 de junho, em função do nível de ensino. O programa de rádio Igreja Açores vai para o ar este domingo, depois do meio-dia, no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores.