Sacerdotes e membros das comunidades dos Açores participam neste encontro de três dias, na Consolata
Elementos das comunidades neocatecumenais do Pico, de São Miguel, da Graciosa e da Terceira participam em Fátima no Encontro nacional do caminho Neocatecumenal para preparar o novo ano pastoral.
A iniciativa que decorrerá durante três dias é promovida pela equipa de catequistas itinerantes responsável em Portugal pelas comunidades e catequistas existentes no país e nas ilhas.
O Caminho Neocatecumenal nasceu há 56 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández e é reconhecido pela Igreja Católica como “um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje”, assente em três pilares fundamentais: a palavra de Deus, a Eucaristia e a vida em comunidade.
Atualmente o Caminho Neocatecumenal está implantado também em algumas nações tradicionalmente não cristãs, como China, Egito, Coreia do Sul e Japão, para onde têm sido enviadas missões ad gentes.
Nos Açores o Caminho Neocatecumenal entrou durante o episcopado de D. António de Sousa Braga, em 2004, e está “instalado” em oito paróquias onde existem 14 comunidades neocatecumenais, nas ilhas de São Miguel (6) da Terceira (5), Pico (2) e Graciosa (1).