Religiosos da ilha Terceira vão estar em missão este sábado na Fonte do Bastardo

“Somos convidados a peregrinar até ás portas santas deste Jubileu e nós decidimos peregrinar até às portas concretas das nossas comunidades”- irmão Augusto Vieira

Foto: Logotipo da CIRP

Quinze religiosos da ilha Terceira vão estar este sábado em missão na paróquia de Santa Bárbara, na Fonte do Bastardo, acompanhados pelo pároco, padre Luís Silva.

A iniciativa “FonteAção” envolverá os religiosos, que pertencem às quatro congregações presentes na ilha- Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus e Irmãos de São João de Deus.

“Vamos chegar às 9h00 e fazer um momento de oração com o pároco; segue-se um encontro com o presidente da Junta de Freguesia e depois distribuímo-nos pelas várias ruas, cafés e supermercados da freguesia, pontos onde haja gente, a quem apresentaremos uma espécie de sondagem, que é apenas o pretexto para falarmos com as pessoas, conhecê-las e estabelecer relação” refere ao igreja Açores o irmão Augusto Vieira, da direção da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, CIRP, na ilha.

“Queremos conhecer as pessoas e saber como é a vida naquele lugar e se possível como vivem a fé” refere ainda o religioso ao sublinhar que uma das perguntas do “questionário” é “ se Jesus passasse pela Fonte do Bastardo e pudesse falar com ele, o que lhe diria”.

“Trata-se de um exercício de proximidade à população. Saímos das nossas instituições para ir ao encontro das pessoas” acrescenta lembrando que haverá tempo para desenvolver atividades com as pessoas de acordo com o grupo etário, o sexo ou a simples disponibilidade aproveitando o carisma de cada uma e de cada um dos religiosos.

“Por exemplo as irmãs enfermeiras irão medir a tensão arterial a quem precisar e as irmãs educadoras farão um peddy paper com as crianças, enquanto as irmãs franciscanas falarão com os jovens”, esclarece.

O encontro terminará com a Eucaristia e um convívio.

“É uma iniciativa que queremos testar e que pode vir a ser aplicada noutros lugares. Faz parte das nossas atividades para este ano do Jubileu, tal como temos outras como “O Dia no Convento”, para o qual convidamos todos os jovens do secundário e universitários a passar um dia com os religiosos nas suas instituições, acompanharem-nos na oração, nos trabalhos, não só para darmos a conhecer o nosso carisma mas também para ver se alguém se entusiasma”, refere.

Ciente da falta de vocações religiosas, o irmão Augusto Vieira reconhece as “dificuldades” e confessa “poucas expectativas em relação aos frutos destas iniciativas nesse propósito” mas adianta que a “missão é para todos”.

“Esperar que os jovens de hoje se encantem pela vida religiosa seria bom, todos desejamos mas engana-se quem possa pensar que os números sejam grandes. Temos de continuar a trabalhar, esta é a nosso missão, a missão de todos”.

A “FonteAção” inicia-se às 9h00 da manhã de sábado e terminará ao fim do dia.

Scroll to Top