Pe Marco Martinho está em Fátima a participar no X Encontro de reitores dos santuários portugueses
A Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, acolhe entre esta segunda feira e amanhã o X encontro dos reitores dos santuários, com o tema “Santuários: Sinais de Misericórdia”.
Trata-se do X Encontro de Reitores de Santuários e o único reitor açoriano presente é o ouvidor eclesiástico do Pico, que é Reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus, embora o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, esteja representado por um elemento do Conselho Administrativo, em representação do reitor, Monsenhor Augusto Cabral.
Em declarações ao Sitio Igreja Açores lamentou que os cinco santuários diocesanos ainda não trabalhem em rede e embora reconheça que os santuários “têm uma dinâmica própria e que a devem conservar”, o sacerdote adiantou que “deveria haver um investimento maior nos projetos comuns”.
“Ganhávamos todos. Por exemplo neste ano jubilar da misericórdia teria sido importante, uma vez que todos os santuários são igrejas jubilares, que tivéssemos ações conjuntas ou pelo menos tivesse havido alguma definição estratégica conjunta para além das orientações diocesanas”.
“Não estamos a falar só de portas em sentido material mas sobretudo em sentido espiritual e isso deve ser aprofundado, até conjuntamente”, disse ainda.
O tema da misericórdia é, de resto, central neste encontro nacional, promovido pela Associação de Reitores de Santuários.
No primeiro dia, frei Herculano Alves fez duas conferências subordinadas ao tema “A Misericórdia de Deus no Antigo Testamento” e “São Lucas, o Evangelista da Misericórdia”
“Misericordiae Vultus” – Vivência nos santuários , por frei Jeremias Vechina é o tema da conferência desta terça-feira que culmina no diálogo com o conferencista seguido de partilha das “experiências pastorais de cada santuário, bem como apresentação de propostas comuns para viver o Ano da Misericórdia, como refere a organização.