Materiais são inspirados em Isaías 11, 1-5: “Um rebento sairá do tronco de Jessé e das suas raízes sairá um renovo que dará fruto”

O Secretariado da pastoral da Evangelização, Catequese e Missão nas ilhas de São Miguel e Santa Maria acaba de propor um itinerário espiritual para esta Quaresma que se inicia no próximo dia 5 de março, intitulado “Rebentos de Esperança” e se estende a toda a diocese.
“Esta campanha desafia-nos a explorar e refletir sobre as figuras enviadas por Deus ao longo da história da Salvação, desde os profetas até aos santos, passando pelos apóstolos e as parábolas bíblicas. Durante 40 dias, da Quaresma à Páscoa e até ao Pentecostes, dedicaremos cada domingo a uma dessas figuras que são os “rebentos” de Deus para a humanidade” explicam os autores logo no inicio do documento que está disponível em www.daecsmiguel.com .
O principal objetivo desta campanha “é refletir sobre as alianças que Deus estabeleceu com o Seu povo ao longo da história da Salvação. Através desta reflexão, somos levados a reconhecer e a valorizar a continuidade da ação divina desde os tempos bíblicos até aos dias de hoje” prosseguem os autores.
A imagem proposta é a de uma árvore despida que ao longo da Quaresma se enche de folhas e, na Páscoa, brota uma flor.
“Esta metáfora simboliza o renascimento e a esperança de que se renovam em nós ao longo deste período. A árvore representa a nossa própria jornada espiritual, que se enriquece e floresce com a presença de Deus”, justificam.
Cada domingo da Quaresma, Páscoa e Pentecostes será dedicado a uma figura ou tema específico: profetas, apóstolos, figuras bíblicas, como por exemplo parábolas, santos e onde terá pequenos desafios que também nos ajudarão a viver este tempo.
No Pentecostes, finalizará este itinerário com a colocação do nome de cada elemento da catequese na árvore, simbolizando que cada cristão é um novo rebento que Deus continua a enviar. Isto reforça o papel de cada um de nós como continuadores da missão divina no mundo atual.
Na primeira semana da Quaresma serão tratados Adão e Eva para ser refletida a tentação; na segunda semana será Abraão para descodificar o sentido da aliança; na terceira semana o protagonista serão Moisès para se refletir sobre a paciência; na quarta semana a partir da figura do filho pródigo será discutida a reconciliação; na quinta semana o episódio da mulher adúltera servirá de base para discernir sobre a misericórdia; na Semana Santa será a figura do bom ladrão para se refletir a Paixão de Cristo. A campanha prossegue na Páscoa, logo no domingo com uma proposta sobre Jesus e festa. Depois vem Tomé sobre a forma de acreditar, depois os discípulos sobre a partilha, Paulo e Barnabé sobre a missão, Santa teresinha do Menino Jesus sobre o mandamento novo (amor); São Francisco de Assis e a paz; Carlo Acutis e a oração e, finalmente, no Pentecostes nós cristãos e a vida.