Jovem músico, coralista do Coral de São José, vai refletir sobre a Igreja como lugar para todos, a partir da experiência que fez na JMJ como voluntário
A Pastoral da Cultura da Igreja de São José promove a 21 de Setembro , pelas 18h30, na Sacristia da Igreja de São José, em Ponta Delgada, a quinta sessão das “Conversas na Sacristia”, com Ricardo Botelho, um jovem que integrou o Coro da Jornada Mundial de Juventude, Lisboa, 2023, dirigido pela Maestrina Joana Carneiro.
“Ricardo Botelho escolheu uma passagem bíblica que servirá de pretexto e ponto de partida para um diálogo informal, em jeito de tertúlia, sobre a sua experiência de peregrino na Jornada Mundial da Juventude e de membro do seu Coro, reflectindo sobre como deve a Igreja responder aos desafios colocados na Jornada”, refere uma nota enviada ao sítio Igreja Açores.
Em particular, Ricardo Botelho irá refletir sobre duas ideias deixadas pelo papa Francisco nas suas diferentes alocuções aos jovens em Lisboa: a Igreja como “lugar para todos” e os jovens como “protagonistas”.
As “Conversas na Sacristia”, têm uma periodicidade mensal e convidam “a uma paleta de olhares sobre o mundo, na descoberta de novos territórios para a manifestação da fé ou para a expressão das dúvidas sobre a fé” refere a organização.
As “Conversas na Sacristia” são um projecto de evangelização e pensamento da fé através da cultura, das artes e da ciência, num processo de escuta, de acolhimento e de diálogo com todos, de uma Igreja de portas abertas para os sentidos, para a espiritualidade contemporânea, para a partilha da palavra, das sensações e das emoções.
Ricardo Botelho, nasceu em Ponta Delgada, em 1989 e é Técnico de Protocolo e Relações Públicas, na Presidência do Governo Regional dos Açores. Desempenhou funções no serviço de produção cultural do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. É Presidente da Direcção do Coral de São José.