“Quem é o meu próximo”: pastoral social dos Açores propõe reflexão sobre novas formas de intervenção social da Igreja

 

Falta um mês para o encontro.

O Serviço Diocesano da Pastoral Social da diocese de Angra promove a 20 de abril, em Ponta Delgada, um dia de reflexão sobre “Quem é o meu próximo?”, no centro Pastoral Pio XII, com transmissão da conferência através da plataforma zoom, para participantes que não possam estar presencialmente.Esta jornada da Pastoral Social está dividida em dois momentos: de manhã haverá uma conferência com Eugénio da Fonseca e intervenções do Bispo de Angra e da responsável pelo Serviço Diocesano da Pastoral social, Piedade Lalanda, estando definido um tempo para debate.

Eugénio da Fonseca é licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da UCP. Foi membro do Conselho Económico e Social. Integra o Conselho Social da Faculdade de Ciências d Economia e da Empresa da Universidade Lusíada. Foi Presidente da Cáritas Portuguesa. Atualmente é presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado. Integra o Conselho das Ordens de Mérito Civil da Presidência da República.

Na parte da tarde desse sábado serão desenvolvidas dinâmicas de grupo, para refletir quatro questões: qual o papel de um centro social e paroquial na comunidade; como motivar os cristãos açorianos para o voluntariado; que experiências e aprendizagens podem ser partilhadas a partir da experiência de cada um dos já envolvidos e que que conhecimento existe do guião “Para uma Pastoral Social Paroquial.”

“Depois do debate em grupo, serão partilhadas as conclusões, das quais nascerá um compromisso que será subscrito por todos os participantes”, refere ainda a nota.

As inscrições para a participar nesta jornada formativa devem ser submetidas on-line , preenchendo um formulário que pode descarregar aqui. A inscrição embora gratuita, é obrigatória.

Para quem não puder estar em modo presencial, deverá inscrever-se em pastoralsocialacores@diocesedeangra.pt e ser-lhe-á enviado o link, por mail, para que possa assistir e participar na sessão via zoom (conferência e debate, entre as 9h30 e as 12h00).

“Todos estão convidados para esta reflexão, online ou presencialmente. Viver numa sociedade melhor, também, depende de cada um de nós. Partilhem este convite com os vossos amigos interessados, membros ativos das vossas paróquias” refere a nota da organização.

O Encontro decorrerá entre as 9h30 e as 17h00.

 

 

 

Scroll to Top