Peregrinação das Crianças tem como lema “Temos Mãe! Obrigado Jesus”
Entre os milhares de crianças que são esperados pelo Santuário de Fátima para a Peregrinação anual dos mais novos, que se realiza na Cova da Iria a 9 e 10 de junho, com o lema ‘Temos Mãe! Obrigado Jesus’, 40 são açorianas.
O grupo composto por cerca de 50 pessoas, entre elas adultos ligados ao Movimento da Mensagem de Fátima na diocese de Angra, partirá a 8 de junho e regressará a casa a 11. Os jovens mensageiros açorianos são oriundos das ilhas de São Miguel (16) , da Terceira (11) e de São Jorge (12).
As celebrações de 2018 vão ser presididas pelo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida.
O principal objetivo do tema é “ajudar as crianças a descobrir na Senhora aparecida em Fátima, a mãe carinhosa”.
“Nós já participamos há muitos anos nesta peregrinação e desenvolvemos na catequese a preparação dos temas propostos em cada ano” referiu ao Igreja Açores o presidente do Secretariado diocesano da Mensagem de Fátima, Nelson Gonçalves.
“As crianças vão e muitos dos pais que consentem esta participação também já integraram grupos desta natureza” acrescenta lembrando que “é sempre um momento importante para o movimento e para estes jovens” que na sua maioria visita Fátima pela primeira vez.
Na edição deste ano, a peregrinação das crianças pretende também “despertar o sentido de gratidão pelo dom da Mãe que, por Jesus, Deus entregou a toda a humanidade”.
‘Temos Mãe! Obrigado, Jesus’, foi o tema escolhido a partir das palavras do Papa Francisco, em Fátima, a 13 de maio de 2017, e dos objetivos do plano pastoral do santuário este ano.
Segundo o programa, a peregrinação começa com o momento celebrativo da entrega de flores a Nossa Senhora e a recitação do terço, a partir das 21h30, e depois as crianças podem ver um filme sobre o pontífice argentino nos écrãns do Recinto de Oração.
No dia seguinte, do Santo Anjo da Guarda de Portugal, a manhã começa na Capelinha das Aparições, novamente com saudação e oferta de flores a Nossa Senhora, às 09h00.
30 minutos depois, a Basílica da Santíssima Trindade recebe a encenação ‘Temos Mãe’, que se repete às 15h00, pelos alunos do Colégio de S. Miguel.
O recinto de oração recebe a recitação do Rosário, a partir das 10h00, e depois a celebração da Eucaristia.
O Santuário de Fátima informa que os corredores de entrada para os locais reservados às crianças também abrem às 10h00 e passado 45 minutos (10:45) as entradas fazem-se pelas zonas laterais.
A Peregrinação das Crianças, ao Santuário mariano da Cova da Iria, termina com a despedida intitulada ‘Maria caminha contigo: não largues a sua mão’, às 16h00, e vão ser distribuídas 35 mil surpresas a todos os participantes.
A atividade nacional foi dinamizada com uma campanha de sensibilização e preparação, lançada em abril, que convidou as crianças e fazer um “postal original para oferecer a Nossa Senhora”.
O Santuário de Fátima divulga ainda informações práticas como a localização do secretariado da peregrinação, que acolhe as crianças perdidas, a 10 de junho, é no Posto de Acolhimento e Informações 2, “junto às escadas da entrada norte do recinto”.
Já a assistência médica, no Posto de Socorros, situa-se atrás da Azinheira Grande; a organização recorda que todas