A biografia «Padre Cruz. O Santo do Povo», de Ana Catarina André e Sara Capelo chegou, esta terça-feira, dia 11 de abril, às livrarias portuguesas
A vida de Francisco Rodrigues da Cruz, conhecido em todo o país como padre Cruz, uma “das figuras mais populares da igreja portuguesa chega agora às livrarias com o título «Padre Cruz. O Santo do Povo», de Ana Catarina André e Sara Capelo, realça uma nota enviada à Agência Ecclesia.
A obra, com a chancela da «Oficina do Livro», conta a história “do rapaz frágil de Alcochete que se tornou padre e dedicou a vida aos pobres, aos presos e aos doentes”.
Francisco Rodrigues da Cruz percorria dezenas de quilómetros para pregar, confessar e ajudar quem dele precisava.
Aceitava as esmolas dos mais ricos para entregar a quem nada tinha e batia à porta de pessoas influentes e poderosas, como António de Oliveira Salazar e Óscar Carmona, para lhes pedir que intercedessem pelos desprotegidos.
“Com fama de santo desde cedo, desempenhou um papel decisivo na credibilização das aparições de Fátima e foi o primeiro confessor da Irmã Lúcia”.
Mais de sete décadas passadas sobre a sua morte, “fiéis de todo o país continuam a acorrer ao seu túmulo, em Lisboa, onde fazem fila para rezar”.
Ana Catarina André é jornalista, nasceu em 1986 e cresceu em Sobral de Monte Agraço. Licenciada em Ciências da Comunicação, é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Estreou-se na revista Sábado e, desde então, já colaborou com o Público, Diário Económico, Diário de Notícias e Visão. Atualmente integra a redação da Renascença.
Sara Capelo, nasceu no Barreiro em 1986, e estudou Ciências da Comunicação e Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa. É autora de Os Estrangeiros que Mandaram em Portugal (2014) e coautora de Peregrinos (2017). É consultora de comunicação.
( Com Ecclesia)