Iniciativa nacional chegou aos Açores pela mão da Associação Sénior de São Miguel
Mais de 100 voluntários garantem diariamente a alimentação de 65 pessoas em Ponta Delgada, nas freguesias de São Roque e São Pedro, durante todo o ano.
A iniciativa “Zero Desperdício”, desenvolvida na maior cidade açoriana pela Associação Sénior de São Miguel, iniciada já há algum tempo, resulta do trabalho de voluntários com a cooperação de vários organismos públicos- Câmara de Ponta Delgada e Junta de Freguesia de São Pedro- e organizações ligadas à igreja como o Centro Social e Paroquial de São Roque.
O objetivo é “alimentar as pessoas evitando o desperdício de alimentos” refere a sua coordenadora Isabel Cácio.
“Todos os dias recolhemos os alimentos confeccionados que sobram nos restaurantes, nos hóteis e nas grandes superfícies, guardamo-los de acordo com as regras da segurança e higiene alimentar e no outro dia distribuímo-los às pessoas” diz a médica que lidera o trabalho destes mais de cem voluntários que trabalham os 365 dias do ano, alimentando quem mais necessita.
Para os próprios restaurantes e hotéis “é um motivo de satisfação” pois todos os alimentos são distribuídos com um dístico que indica o nome de quem os confeccionou e isso acaba por ser uma forma de publicidade, acrescenta.
A iniciativa também é desenvolvida em Portugal Continental e pode ter capacidade para aumentar nos Açores. Basta “ter mais alimentos e mais voluntários”, refere Isabel Cácio. E para ser voluntário deste projeto são necessários apenas alguns requisitos: ”vontade e disponibilidade”. Do ponto de vista burocrático é preciso preencher uma ficha de inscrição fornecida pela Associação Sénior de São Miguel e depois frequentar uma formação em higiene e segurança alimentar”.
Na distribuição as equipas funcionam com três voluntários; na recolha aumenta o número de pessoas envolvidas, em função dos dias.