Cáritas promove formação na ouvidoria envolvendo diferentes agentes de pastoral social em toda a ilha
O programa +Próximo, promovido pela Cáritas diocesana, chegou ao Pico este fim de semana e o Santuário do Senhor Bom Jesus recebeu formadores e agentes de pastoral de toda a ilha.
De acordo com uma nota da ouvidoria enviada ao Sítio Igreja Açores a ação centrou-se na “ tríplice dimensão de serviço social da Igreja: A celebração dos Sacramentos, o anúncio da Palavra e o serviço da Caridade”.
A encíclica “Deus Caritas est”, do Papa Bento XVI, serviu de mote para este encontro que reuniu 40 agentes de pastoral social de toda a ouvidoria do Pico.
Durante dois dias estas três dimensões estiveram presentes na reflexão: “a caridade não é uma espécie de atividade de assistência social que se pode deixar para os outros, mas pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência”.
“Neste contexto o “+ Próximo” leva às comunidades o conhecimento da ação social cristã e o incentivo prático à sua organização ao nível dos grupos paroquiais”, refere a nota que destaca o trabalho desenvolvido também a partir da Alegria do Evangelho.
“A Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco, ajuda neste trabalho porque aponta para a transformação missionária da Igreja, reportando a uma Igreja “em saída”, a uma comunidade de discípulos missionários que envolvem, acompanham, frutificam e festejam. Leva também a ter a capacidade de sair de nós próprios e ir ao encontro dos mais fracos, tal com fez o bom samaritano” refere a nota da ouvidoria.
Esta formação foi orientada pelas assistentes sociais Rosa Pires e Ana Margarida Meneses, ao serviço da Caritas dos Açores e contou com voluntários da Caritas, catequistas, chefes de escuteiros e ministros extraordinários da comunhão de várias paróquias da ilha do Pico.
Depois das ilhas Terceira e São Miguel, agora foi a vez do Pico receber esta formação.