Iniciativa disponibiliza semanalmente o evangelho para a comunidade surda poder estudar e aprofundar em casa.
A partir deste domingo, o Serviço Pastoral de Apoio a Pessoas Surdas, da Matriz de Lagoa, inicia um novo projecto: «ESCUTA»
O projecto consisite na produção e exibição de vídeo-mensagens semanais, a partir do Evangelho dominical em língua Gestual Portuguesa, que ficaram disponíveis on line, nas redes sociais e site da Paroquia de Santa Cruz da Lagoa.
“O grande objetivo é permitir que a comunidade surda tenha acesso, na sua língua, à Palavra de Deus” refere uma nota enviada ao Igreja Açores.
“Apesar do amadorismo”, a equipa de voluntários, composta pelo pe. Nuno Maiato,Tiago Martins, Raquel Lima, Cátia Melo e Ana Rita (estas ultimas três são as interpretes de língua gestual portuguesas) “está empenhada em criar com o máximo de qualidade possível estas vídeo mensagens” refere ainda a nota.
Estes subsídios estão disponíveis em www.matrizdelagoa.pt/surdos www.facebook.com/matrizdelagoa.surdos
Este serviço insere-se no «O projecto Diana» , o qual teve inicio em 2012 e que assegura interpretação em Língua Gestual Portuguesa, todos os domingos na Missa das 11h30, na Matriz de Lagoa e sempre que se justifique com uma catequese especial para jovens e adultos que queiram receber o sacramento do Crisma.
Além deste projectos nos últimos dois anos, O Serviço de Apoio a Pessoas Surdas organizou um grupo de peregrinos à Peregrinação Nacional da Comunidade Surda ao santuário de Fátima que acontece por norma no segundo fim de semana de setembro.