Iniciativa é da Cáritas diocesana e, desta vez, realiza-se na Ribeira Grande
A Cáritas Diocesana dos Açores vai promover, nos dias 22 e 29 de novembro, o terceiro e quarto módulo do programa social “+ Próximo” que está a ser promovido na ouvidoria da Ribeira Grande, entre as 9h00 e as 12h30, no Salão Paroquial de Nª Sr.ª da Estrela, na Matriz da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.
Esta formação tem como objetivos “reforçar competências; animar e promover a criação de grupos em todas as comunidades paroquiais e melhorar a cooperação entre as entidades ligadas à Igreja, IPSS’s e movimentos de ação social e caritativa na ajuda aos mais desfavorecidos”, informa uma nota da Cáritas Diocesana enviada ao Sítio Igreja Açores.
O curso destina-se às Paróquias da ouvidoria da Ribeira Grande, tendo como público-alvo pessoas que intervêm ou contribuem no auxílio às populações em desvantagem sócio-económica, tais como, voluntários; responsáveis ou técnicos superiores ao serviço de IPSS’s/Misericórdias e responsáveis por movimentos sociais ligados à Igreja, designadamente párocos, membros de Conferências São Vicente de Paulo, Núcleos Cáritas, Legião de Maria, entre outros.
Este programa de formação na área da intervenção social assenta num modelo nacional para a intervenção social de proximidade da igreja em Portugal “reforçando a formação das pessoas, comunidades e instituições/entidades católicas locais no desenvolvimento espiritual e social, de forma sustentada e duradoura”, dizem os promotores.
Esta iniciativa conta com a parceria da Cáritas São Miguel, do Serviço Diocesano para a Pastoral Social e do Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José.
Entre os formadores estão Sofia Botelho (assistente social), Mónica Fernandes (psicóloga), o Pe. Hélder Cosme e o Pe. Roberto Cabral.