Programa +Próximo chega às paróquias de Angra

Iniciativa formativa decorre entre hoje e sexta feira no Seminário e é aberta a todos os agentes de pastoral social

A Cáritas Diocesana dos Açores promove, de 16 a 18 de março, com início às 20h00, as Jornadas de Pastoral Social do Projeto “+Próximo”, no Salão do Seminário Episcopal, em Angra do Heroísmo, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pela organização.

Estas jornadas, abertas a toda a comunidade, dirigem-se especialmente aos agentes da pastoral social do concelho de Angra do Heroísmo.

O programa “+Próximo” teve início nos Açores em 2012, e visa “formar para uma melhor intervenção social de proximidade”, sublinha a nota.

Para isto, é necessário “reforçar a animação e a formação dos agentes da pastoral nas comunidades locais, preparando os agentes para superar à luz da fé as dificuldades e os obstáculos que o mundo de hoje nos apresenta”, acrescenta.

Com este modelo, a Cáritas pretende “sensibilizar e envolver as comunidades cristãs na organização da pastoral social, procurando uma maior e melhor cooperação entre os diferentes organismos e movimentos de ação socio-caritativa”.

A “emergência” de uma realidade social, caraterizada por um “aumento” de situações de pobreza e exclusão social, conduziu a que se “tornasse determinante a construção de uma ação social mais próxima, a qual apela ao envolvimento de todas e de cada uma das comunidades cristãs e, consequentemente, ao rejuvenescimento da Pastoral Social”, diz ainda a organização.

O + Próximo está organizado em três módulos, durante os próximos três dias: Eclesiologia, com uma conferência do Cónego Ângelo Valadão; Doutrina Social da Igreja, com o Pe Júlio Rocha e voluntariado de proximidade com Rosa Pires, da Cáritas.

Scroll to Top