Um filme, um debate e vários concertos, a par de um programa celebrativo litúrgico, constituem as propostas para a edição deste ano, destas festas no coração de Angra
A projecção de um filme, uma tertúlia e um concerto preenchem o programa da Festa de Santa Luzia, em Angra do Heroísmo, entre 10 e 13 de dezembro.
“Aproximando-se as festas de Santa Luzia, padroeira desta freguesia homónima, gostaríamos de interpelar a vossa família e convidá-los a celebrar e viver connosco, em comunidade, este momento importante para a nossa paróquia” refere o pároco, padre Pedro Lima, numa nota enviada a todos os paroquianos e também ao Sítio Igreja Açores.
O programa, que resulta de um diálogo entre cultura e religião, propõe sempre uma parte celebrativa com a celebração do Sacramento da Reconciliação, oração de Vésperas (dia 10); Terço meditado (dia 11) e Eucaristia (nos três dias do tríduo preparatório). Acrescem momentos de aprofundamento cultural como sejam a projecção do filme “Roma, cidade aberta”, de Rossellini, no centro Cultural de Angra, sexta-feira, dia 10; uma tertúlia temática: “Conversas com princípio, meio e fim: Acredito? Em quê/ quem?”, com Intervenção de Álamo Oliveira, António Bulcão, Cristina Ribeiro, Tânia Ferreira e José Maria Saldanha, seguindo-se uma conversa moderada por Ana Maria Bruno, no dia 11, no Auditório pequeno do Centro Cultural de Angra e dois concertos no domingo, dia 12, com a Filarmónica Espírito Santo da Casa do Povo de São Bartolomeu e depois com o Coro Allegro, na Igreja de Santa Lúzia.
“Assumimos a necessidade de caminhar com a cultura e a sociedade em busca da Verdade e de um encontro sincero e profundo com Jesus Cristo, «Caminho, Verdade e Vida» (Jo 14,6)”, refere o sacerdote na mensagem enviada aos paroquianos. Uma necessidade inspirada no exemplo dos Papas, neste caso do Papa São João Paulo II que, na Encíclica “Fé e Razão(1998) definiu o homem como “aquele que procura a verdade”.
“De várias formas e em tempos diversos, refere o Papa, o homem demonstrou que conseguiu dar voz a este seu desejo íntimo de encontrar a Verdade: através da música, cinema, literatura, pintura, arquitetura”, justifica ainda o padre Pedro Lima.
No dia da festa da padroeira, dia 13 de dezembro, o programa começa às 9h00, com a celebração da Eucaristia; às 16h00 será celebrada uma segunda Eucaristia com a participação do Centro Comunitário e a possibilidade de celebração do sacramento da Santa Unção e, às 19h00, a terceira Eucaristia com a participação do coro jovem paroquial. Preside à festa o padre Padre Paulo Silva, pároco de Angústias e Feteira, na ilha do Faial.
O dia da padroeira terminará com a atuação do Grupo de Violas da Freguesia de Santa Luzia , na Igreja paroquial.
Durante os dias da festa haverá um “mercadinho” de Natal.
Programa
10 de dezembro
1º dia do Tríduo – Sexta-feira
18h00: Sacramento da Reconciliação
18h30: Oração de Vésperas
19h00: Eucaristia com a participação do coro jovem paroquial
20h00: Projeção do filme Roma Cidade Aberta, de Rossellini
seguindo-se uma conversa moderada por João Félix
Local: Auditório pequeno do Centro Cultural de Angra
11 de dezembro
2º dia do Tríduo – Sábado
18h00: Sacramento da Reconciliação
18h30: Terço meditado
19h00: Eucaristia com a participação da comunidade de S. João de Deus da nossa paróquia
20h00: Tertúlia temática: «Conversas com princípio, meio e fim: Acredito? Em quê/ quem?». Intervenção de Álamo Oliveira, António Bulcão, Cristina Ribeiro, Tânia Ferreira e José Maria Saldanha, seguindo-se uma conversa moderada por Ana Bruno.
Local: Auditório pequeno do Centro Cultural de Angra
12 de dezembro
3º dia do Tríduo – Domingo
III Domingo do Advento: Gaudete! A alegria de ser cristão
12h15: Eucaristia com a participação do grupo coral paroquial
18h00: Concerto com a Filarmónica Espírito Santo da Casa do Povo de São Bartolomeu
19h00: Eucaristia com a participação do grupo coral das Quatro Ribeiras
20h00: Concerto com o Coro Allegro
Local: Igreja de Santa Luzia
13 de dezembro
Dia da Padroeira
9h00: Eucaristia
12h00: Eucaristia
16h00: Eucaristia e celebração do sacramento da Santa Unção com a participação do Centro Comunitário
19h00: Eucaristia com a participação do coro jovem paroquial
Preside à festa de Santa Luzia o Padre Paulo Silva, pároco de Angústias e Feteira, Faial
20h00: Atuação do Grupo de Violas da Freguesia de Santa Luzia e sorteio da rifa
Local: Igreja de Santa Luzia