Encontros Bíblicos decorreram no Faial
O Cónego Ricardo Henriques, professor de Sagrada Escritura no Seminário Episcopal de Angra, orientou os Encontros Bíblicos do Faial que se realizaram nos dias 9 e 10 de março, centrados no Evangelho de Mateus.
“Apresentei o Evangelho de Mateus, com uma aproximação à Bíblia como literatura, onde se refletem situações culturais muito diversificadas” disse ao Igreja Açores o sacerdote.
Estes trabalhos são “importantes como ferramentas para se poder fazer uma leitura bíblica de uma maneira mais individual, mais orientada e também mais contextualizada do texto da Sagrada Escritura”, precisou ainda o Cónego Ricardo Henriques.
Os encontros realizaram-se nos Cedros (Centro Paroquial) no dia 9 de Março às 20h30 e na Cidade da Horta (Salão do Bom Pastor), no dia 10 de Março, pelas 20h30, contando com a participação de mais de cem pessoas.
O tema dos “Encontros Bíblicos” foi o Evangelista São Mateus, apóstolo e evangelista, era coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã.
Esta iniciativa insere-se num programa vasto e diversificado de Quaresma promovido pela ouvidoria da Horta e que começou com a realização de um retiro quaresmal para jovens, entre 2 e 5 de março, na Paróquia dos Flamengos.
O ouvidor do Faial, Pe. Marco Luciano Carvalho, deixa o desafio aos faialenses: “Aproveitemos todas as iniciativas como um meio e um instrumento de nos aproximarmos mais de Deus e fazermos com que a conversão aconteça na nossa vida”.
“A Quaresma é um tempo propicio para uma certa interioridade e não podemos correr o risco de que estes 40 dias passem pela nossa vida sem que nos impliquemos mais na relação com Deus e com os outros” precisou ainda o sacerdote em declarações ao programa de rádio Igreja Açores, que vai para o ar este domingo no Rádio Clube de Angra e Antena 1 Açores, a partir do meio dia.
Este domingo a Horta viverá a solenidade de Passos, numa manifestação de fé, que atravessa todas as ilhas açorianas.