Bispo de Angra presidiu a este primeiro momento das festas religiosas
Poucos minutos passavam das 16h00, em Ponta Delgada (menos uma hora que em Lisboa), quando o provedor da irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres deu três toques na Porta do Carro, no Convento da Esperança, e pediu às religiosas de Maria Imaculada a custódia da imagem durante os próximos dois dias.
O ato, presenciado por toda a mesa da irmandade e pelo clero, contou com a presença do bispo de Angra que incensou a imagem permitindo que ela saísse até ao Campo de São Francisco onde era aguardada por milhares de peregrinos à espera da procissão que percorreu o campo em sentido contrário. À chegada ao Forte de São Braz parou por breves momentos e recebeu honras miliatres dos três Ramos das Forças Militares, acompanhada atrás por inúmeros fieis que pagavam promessas.
Esta manhã o Campo de São Francisco foi palco deste ritual com centenas de pessoas a pagar a sua promessa. Uns de joelhos outros com velas percorriam a passadeira das promessas em volta do campo, que este ano foi deixada livre para mitigar o sofrimento das pessoas.
Muitas delas são agradecimento pelas graças obtidas mas todas elas “merecem o máximo de respeito e de consideração por esta forma de expressão de fé” disse ao Igreja Açores o bispo de Angra.
“É importante que todos nós consigamos entender este sentido de promessa e partilhemos e respeitemos o sofrimento dos outros”, precisou.
O arranjo do Campo de São Francisco, nomeadamente a construção dos tapetes de flores este ano foi executado pelos jovens da Pastoral juvenil, uma iniciativa que D. João lavrador sublinhou.
“Esta capacidade de entrega dos jovens em determinados momentos deve constituir uma interpelação directa à igreja de forma a sermos capazes de lhes dar o protagonismo e de os ouvirmos nas suas múltiplas formas de expressão”.
A imagem do Senhor Santo Cristo ficará agora no Coro Alto da Igreja do santuário, e à meia noite, será levada para a Igreja de São José onde ficará permitindo a vigília dos vários grupos de oração.