25 homens vão estar em retiro espiritual até domingo, em Ponta Delgada.
Começa hoje o primeiro Curso de Cristandade do novo ano pastoral, organizado pelo Secretariado dos Cursilhos de Cristandade de São Miguel.
25 homens vão estar em retiro espiritual até ao próximo domingo, no Centro Missionário Coração de Jesus, no Livramento, em Ponta Delgada, sob a orientação espiritual de dois sacerdotes, os padres Ricardo Pimentel e Miguel Tavares.
O reitor do cursilho é Ildeberto Piques Garcia. O curso começa esta quinta-feira e termina no domingo na Matriz da Ribeira Grande, primeiro com uma eucaristia para os participantes e, pelas 22h00, com uma eucaristia comunitária aberta às famílias.
No dia 1 de novembro inicia-se um novo curso, desta feita para senhoras. O assistente espiritual será o Pe Norberto Brum e a reitora do cursilho Maria Inês Ramos.
O Movimento dos Cursos de Cristandade nasceu em Espanha, por iniciativa do bispo D. Juan Hervás, de um grupo de padres que trabalhavam com leigos e de uma equipa de jovens da Ação Católica por eles formados, entre os quais se destaca Eduardo Bonin. Portugal recebeu o Movimento através de padres e leigos de diversas dioceses há 53 anos. Nos Açores os Cursos de Cristandade celebram este ano 50 anos de presença na Diocese.
Os Cursos de Cristandade representam “um bem espiritual” de que beneficiam homens e mulheres e são uma resposta atual aos desafios que o Bispo de Angra tem lançado a todos os cristãos açorianos para viverem a fé de “forma concreta”, “consistente” e “esclarecida”.