Primeiro Cursilho do ano pastoral nos Açores arranca hoje em Ponta Delgada

MCC realiza 6 cursilhos este ano na diocese de Angra

Arranca esta quinta feira, em Ponta Delgada, no Centro Missionário dos Padres do Sagrado Coração de Jesus o primeiro cursilho de homens do novo ano pastoral na Diocese de Angra, promovido pelo sub secretariado de São Miguel do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC).

O Cursilho, que conta com a presença de 18 inscritos mais 12 pessoas da equipa formadora, tem como reitor João Cardoso e diretor espeiritual o Pe Hélio Soares e o assistente Pe Carlos Simas.

Na próxima semana, de hoje a oito dias, realiza-se o Cursilho das Mulheres, que terá como reitoras Angela Sousa Pedro e Maria Inês, sendo o Pe Marco Sérgio Tavares o diretor espiritual e o assistente, o Pe Davide Barcelos.

Na altura em que começar o Cursilho das Mulheres, em Ponta Delgada, arranca também o Cursilho dos Homens na ilha Terceira, organizado pelo Secretariado Diocesano do MCC. O Cursilho das Senhoras, em Angra, realiza-se de 5 a 8 de novembro e os reitores dos cursilhos serão João Freitas e Teresa Valadão, respetivamente.

De salientar que já amanhã realiza-se a “intendência”, a partir das 20h30, na Igreja dos Biscoitos, envolvendo os cursilhistas e os seus familiares.

“A intendência é um momento privilegiado de oração que envolve a familia e a comunidade em torno dos cursilhistas que vão iniciar o seu cursilho como forma de aproximação e de união” referiu ao Sítio Igreja Açores a responsável diocesana do MCC, Benvinda Borges.

Depois dos cursilhos prossegue o trabalho “habitual” do MCC com a realização das ultreias na última sexta feira de cada mês e a primeira e terceira sextas feiras do mês são destinadas às escolas, nos três centros de escola da ilha Terceira: Obras Católicas, Fontinhas e Biscoitos.

Em São Miguel as escolas funcionarão de 15 em 15 dias.

No próximo dia 15 de novembro, de resto, realiza-se um Encontro de Grupo e Ultreia, que será um momento formativo para todos os cursilhistas micaelenses, que contará com a presença de dirigentes nacionais e regionais, Mários Bastos, Fausto Dâmaso e o assitente nacional, Pe João Dias.

Além dos momentos celebrativos do Natal e Páscoa, o MCC realizará ainda mais um cursilho de homens e de senhoras em São Miguel, de 7 a 10 de abril e de 14 a 17 de abril, respetivamente e na Terceira celebra-se o “Reencontro” que é um momento de reunião, durante a Quaresma, para cursistas, que já participaram num cursilho e que “aproveitam este momento para reacender a chama que muitos de nós perdemos depois de fazermos o cursilho”, conclui Benvinda Borges.

Scroll to Top