Presença da Virgem Peregrina deve ser aproveitada como sinal para vencer o desânimo

Imagem de Nossa Senhora de Fátima entra hoje na Lagoa

O ouvidor de Lagoa, Pe Pedro Coutinho, sacerdote da Congregação dos Padres do Coração de Jesus, espera que a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, à Lagoa, entre 24 e 27 de janeiro, seja um momento para “despertar afetos” e “vencer o desânimo”.

“A visita da mãe faz bem. A maior expectativa é a do despertar dos afetos que nos ligam à fé para vencer o desânimo e o negativismo, a crítica fácil e a murmuração gratuitas”, destacou o Pe Pedro Coutinho em declarações ao Sítio Igreja Açores.

A Lagoa optou por fazer uma peregrinação por todas as paróquias, organizando um programa específico para cada uma delas, em cada um dos dias.

“Proximidade”, “Oração e penitência” e “Entrada na Casa de todos” foram as três preocupações da equipa sacerdotal no planeamento desta visita.

“Em primeiro lugar quisemos que Maria fosse a convidada de todas as casas, que fosse a todos os lugares” referiu o sacerdote que reforça a ideia de que esta visita seja um momento para que as comunidades “se aproximem de Deus”.

“É Deus que chama. O lema da visita diz que o Coração Imaculado nos conduzirá até Deus. Gostaríamos de ver mais famílias comprometidas com a fé e com os seus filhos. A comunidade tem as portas abertas a quem quiser comprometer-se e caminhar”, destacou ainda o Pe Pedro Coutinho.

Há no programa vigílias e procissões que “nos situam no sacrifício pessoal e na entrega do nosso tempo a Deus”, precisa o ouvidor.

“Como no passado, Maria é um abanão ao mundo: somos responsáveis pelos outros. Há um recado à indiferença e ao individualismo que temos de ouvir” destaca ainda o sacerdote da Lagoa.

A Imagem chega à Lagoa, entrando pela Paróquia de São José, Ribeira Chã, às 17h00, onde será rezado o Terço (Mistérios Gozozos) e às 18h30  haverá a primeira celebração da Eucaristia. Ainda nessa noite, a Virgem Peregrina irá para Água de Pau, onde será celebrada a Eucaristia, seguindo-se horas de Vigília Mariana, animadas durante toda a noite por vários grupos paroquiais de Água de Pau.

Recorde-se que é nesta paróquia que existe uma forte presença do Movimento da Mensagem de Fátima, até porque o pároco é o assistente de ilha deste movimento.

No dia 25, a Imagem segue para os Remédios, onde será rezado o terço e haverá uma meditação sobre Maria Mãe de Misericórdia, pelos missionários da Comunidade Obra de Maria.

Nesse dia, ainda, a Imagem seguirá para a Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia, no Cabouco. Depois do acolhimento e da celebração Penitencial, seguem-se várias horas de vigília animada por vários movimentos paroquiais.

No dia 26 a Imagem chega a Santa Cruz às 8h00 da manhã. Haverá uma celebração de acolhimento,  Oração de Laudes, Terço Meditado, visita das crianças das escolas e uma  meditação: Maria, Mãe de Misericórdia. Às 18h00, será celebrada a Eucaristia, presidida pelo Bispo Coadjutor de Angra e a imagem despede-se com uma procissão de velas, passando pelo Lar de Santo António, e seguindo depois para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde permanecerá até quarta feira. Daqui parte para o Livramento, ultima paragem dentro da ouvidoria.

A ouvidoria da Lagoa tem sete paróquias e sete sacerdotes, quatro deles da Congregação dos Padres do Coração de Jesus, fundada pelo Pe Dehon. Nesta ouvidoria reside grande parte da Juventude Dehoniana, sendo uma das ouvidorias onde a Pastoral juvenil está bem consolidada.

 

(Ver programa completo nos eventos)

 

Scroll to Top