Responsável da Pastoral Vocacional em São Miguel desafia jovens a refletir sobre a vocação do sacerdócio
Realiza-se no próximo dia 26 de novembro o primeiro encontro do Pré-Seminário da ilha de São Miguel, no Convento da Esperança, em Ponta Delgada.
A iniciativa é promovida pelo coordenador da Pastoral Vocacional na ilha, Pe Nuno Maiato, e pretende aprofundar a vocação sacerdotal dos jovens.
“Este primeiro encontro destina-se a rapazes que já tenham colocado em cima da mesa a vocação do sacerdócio e que querem aprofundar esse discernimento”, disse ao Sítio Igreja Açores o Pe Nuno Maiato.
“Este encontro que se destina a todos os jovens de São Miguel será o primeiro de uma dinâmica que queremos implementar na ilha com vista a aproveitar a disponibilidade que alguns jovens demonstram para esta vocação”, acrescentou.
Para já está agendado este encontro no dia 26, entre as 10h00 e as 16h00, mas “poderão e deverão surgir outros”, salienta o sacerdote.
Não está ainda definida a periodicidade nem sequer o formato destes encontros: “hão de ser aquilo que estes jovens quiserem”.
Nesta primeira fase, os encontros destinam-se exclusivamente aos jovens mas não está descartado, também, algum encontro mais alargado com as famílias.
O sacerdote, que é pároco em Santa Cruz da lagoa e é o assistente do Movimento dos Romeiros de São Miguel, acaba de enviar a todos os colegas sacerdotes da ilha uma carta no sentido de os sensibilizar para esta necessidade que é aprofundar a Pastoral Vocacional em todas as paróquias.