Comemorações oficiais começam com a despedida de Nossa Senhora de Fátima
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima chegou esta segunda feira à noite à ouvidoria da Povoação, cumprindo a quarta paragem na ilha de São Miguel.
A primeira celebração decorreu na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo Bispo Coadjutor.
A Imagem foi recebida por dezenas de fieis que convergiram para esta igreja dedicada a Nossa Senhora. Na hora da receção, o ouvidor, Pe Ricardo Pimentel, disse ser “uma graça estarmos todos unidos ao Santuário de Fátima” pois esta imagem de N.ª S.ª “transporta-nos, com emoção, à Cova da Iria”.
Lembrando o tema escolhido por esta ouvidoria para acolher a imagem de Nossa Senhora, o sacerdote pediu aos presentes que “abram as portas a Maria” e que “se deixem tocar no coração pelo seu exemplo”.
O Pe Ricardo Pimentel deu, ainda, as boas vindas ao novo Bispo Coadjutor fazendo votos para que “se sinta em casa e entre irmãos”.
A Povoação recebe a visita da Virgem Peregrina numa altura em que arrancam as comemorações do centenário da ouvidoria, que começam precisamente no dia da sua saída, com a cerimónia do adeus.
A Imagem entrou pela Lomba do Botão, seguindo em procissão de Velas em direção à Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Aí foi celebrada a Eucaristia, presidida por D. João Lavrador com a participação de todas as Comunidades Paroquiais da Ouvidoria da Povoação.
Às 21h30 houve uma Vigília, orientada pelos jovens. A Igreja encerrou à meia noite. Hoje, realizam-se várias atividades com crianças das escolas e Catequese e, às 19h30, haverá recitação do terço, orientada pela Paróquia da Ribeira Quente, seguida da Celebração da Eucaristia com a participação do Coral das Furnas, presidida pelo Padre Ricardo Pimentel. A vigilia desta noite é orientada pelos Romeiros.
No dia 20, a Igreja reabrirá às 9h00 e às 10h00 haverá a Oração do terço, orientada pela comunidade da Lomba do Botão. Às 12h o terço será meditado pela Legião de Maria Sénior e voltam a realizar-se várias atividades com crianças.
Às 18h00 haverá Celebração Penitencial, presidida pelo Padre Octávio Medeiros, com a participação do coral juvenil e com confissão individual.
Segue-se a oração do terço, orientado pela Paróquia de Água Retorta e a Celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre André Resendes com a participação do Coral de Nossa Senhora dos Remédios.
Às 21h30 a Vigília será orientada pelos consagrados e pela Pastoral Familiar.
No dia 21 de janeiro, último dia de permanência da Imagem na ouvidoria, às 10h00 haverá Exposição do Santíssimo Sacramento e às 15h00 Celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe João da Ponte, com a participação dos doentes e administração do Sacramento da Unção dos Enfermos.
A despedida faz-se com a celebração da Eucaristia presidida por D. João Lavrador, seguida de Procissão de Velas. Com esta Missa festiva começa oficialmente a comemoração do centenário da Ouvidoria.
No dia 30 há a apresentação da Medalha do centenário e um concerto do Orfeão Nossa Senhora do Rosário da Lagoa , na Igreja Paroquial de Furnas. De salientar que esta iniciativa está integrada nas Festas de Nossa Senhora D ´Alegria.
A ouvidoria da Povoação foi formalmente constituída e 24 de abril e, por isso, celebra-se uma missa de festa nesse dia, seguida da procissão com os padroeiros.
No dia de Corpo de Deus, a 26 de maio, por ser feriado na Povoação a festa será mais prolongada com a inauguração de uma Exposição de Paramentos e Alfaias litúrgicas, das 6 Paróquias da Ouvidoria.
A sessão solene comemorativa deste centenário decorre a 11 de novembro, com a apresentação de um livro do Pe Octávio Medeiros e a exibição de um vídeo sobre a história das seis paróquias da ouvidoria, da autoria do Gabinete de Comunicação Social da Câmara Municipal da Povoação.
O encerramento destas comemorações far-se-à a 12 de novembro, com a Festa de Santa Cecília .
A ouvidoria da Povoação é composta por seis paróquias e um curato. Servem atualmente o concelho quatro sacerdotes, mas há mais dois que residem na ouvidoria.
(Noticia atualizada às 14h30 )