Iniciativa de Ponta Delgada tem em conta as novas dinâmicas do Turismo e será executada na Igreja Matriz
A Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, vai passar a oferecer serviços religiosos em inglês para colmatar a procura elevada de serviços religiosos em língua estrangeira, referiu ao Igreja Açores o novo ouvidor, padre Marco Sérgio Tavares.
O novo responsável pela ouvidoria de Ponta Delgada é o primeiro entrevistado de uma série de entrevistas que o programa de rádio Igreja Açores, que vai para o ar aos domingos depois do meio-dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, inicia este domingo, procurando ouvir os membros do Conselho de Ouvidores, recentemente eleitos pelo clero.
“Ponta Delgada tem o grande polo agregador religioso da diocese que é o Santuário do Senhor Santo Cristo e tem muitas Igrejas no coração da cidade. Por isso, há que ter um outro olhar na pastoral do acolhimento. Na reunião de zona da cidade decidimos que era importante a oferta de serviços pastorais e momentos de oração em língua inglesa para atender aos pedidos do turismo que já não é tão sazonal” afirma o padre Marco Sérgio Tavares.
“É preciso um diálogo com a pastoral da mobilidade: temos o maior aeroporto dos Açores, com voos diários frequentes; o fenómeno do turismo marítimo também está em alta, consequentemente, temos de apostar numa pastoral do turismo. A celebração será na Matriz, porque é a Igreja mais central e agora falta apenas termos um sacerdote que possa providenciar esse serviço em inglês”, esclarece ainda.
Mas o diálogo da pastoral da mobilidade e da pastoral do turismo com a pastoral urbana, de que Ponta Delgada “é um excelente laboratório” não é a única prioridade do novo ouvidor.
“Ponta Delgada é a maior ouvidoria, em termos de espaço e de massa humana; tem problemas muito diferentes, porque convive com realidade urbana e rural, onde os problemas são distintos, mas enfrenta também o reverso da medalha de um polo grande, que é a problemática social”, refere por outro lado, o sacerdote.
“Temos o problema dos sem abrigo, a que a Cáritas procura dar resposta na sua Casa Abrigo; temos problemas de toxicodependência e indigência com comportamentos delinquentes…Por vezes não é fácil dar uma resposta pronta e abalizada a toda esta problemática social. Já temos muitas respostas mas é sempre preciso um olhar renovado”, acrescenta ainda o novo ouvidor.
“A Igreja tem de se articular melhor com outras entidades e, se calhar dar mais, como diz o nosso bispo”.
“Conto com a colaboração dos meus colegas e com o incentivo que vão dar a todas estas problemáticas, mas conto também com os leigos. Os nosso órgãos de consulta estão a funcionar e vamos continuar a trabalhar”, conclui.
Uma das iniciativas previstas já para o próximo ano é a organização de um campo de férias para jovens em Ponta Delgada, à semelhança dos Campos organizados por congregações e Institutos religiosos de vida consagrada para “aproveitar esse sangue novo” que se mobilizou e saiu da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.
Marco Sérgio tavares é padre há 21 anos; desde setembro é o novo pároco de São Roque e de Santa Clara, depois de ter servido sobretudo em paróquias rurais. É professor de Educação Moral e religiosa Católica na escola dos Ginetes e diretor da Comissão Diocesana de Acólitos que integra o Serviço Diocesano de Liturgia.
O programa de rádio Igreja Açores vai para o ar este domingo, dia 5 de novembro, depois do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, podendo ser ouvido também aqui, no Sítio Igreja Açores a partir dessa hora.