Projeto de luta contra a pobreza promove jantar solidário
O Projeto São Lucas – Plano de Resposta à Pobreza de São José assinala este sábado o terceiro aniversário, com a realização de um jantar mediterrânico solidário, no Salão paroquial de São José, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a partir das 19h00.
Para assinalar o Dia Mundial de Luta pela Erradicação da pobreza, os beneficiários , a equipa coordenadora e os voluntários que trabalham no projeto participam numa Eucaristia, durante a qual as crianças das famílias abrangidas deixaram uma carta ao Menino Jesus, com um desejo de natal.
O Plano São Lucas nasceu no dia 18 de outubro de 2011 com o propósito de apoiar pessoas com dificuldades na paróquia de São José, em Ponta Delgada, fornecendo não só ajuda imediata mas promovendo o acompanhamento e a autonomização dessas pessoas.
Neste momento , a equipa acompanha 35 famílias e encaminhou para outras paróquias e serviços sociais cerca de 100 processos sinalizados.
“Embora não tenhamos ainda alcançado os resultados que gostaríamos estamos muito satisfeitos pois desde o inicio do programa já conseguimos autonomizar 10 familias que arranjaram trabalho e conseguiram voltar à vida ativa; uma delas até conseguiu estabelecer-se por conta própria” disse ao Sítio Igreja Açores a coordenadora do Plano São Lucas, Vitória Furtado.
Além da satisfação das necessidades elementares, este projeto tem como prioridade fornecer ferramentas competenciais que ajudem numa progressiva autonomização.
Um dos projetos que está em curso é a Horta Social que promove a integração sócio-ocupacional de pessoas em situação de desemprego, fomentando o auto-sutento através da colheita de alimentos e a gestão autónoma e responsável de um espaço agrícola.