Socióloga fala sobre a importância do amor a partir da exortação “A Alegria do Amor”
Piedade Lalanda foi a convidada da Confraria do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz da ribeira Grande para falar sobre a alegria do amor conjugal a partir da exortação pós sinodal do papa Francisco.
A socióloga falou de quatro dimensões do amor tendo como ponto comum o valor da reciprocidade, respeitando sempre a individualidade de cada um dos membros do casal.
A professora universitária partiu de uma definição de amor como dom e explicitou várias situações do quotidiano em que este dom se pode desfazer provocando sobressaltos na vida da familia.
“Viver a dois é viver um amor total: a amizade, a paixão e a sexualidade” referiu a socióloga sublinhando as referências que o Papa Francisco faz neste texto pós sinodal onde valoriza a questão da sexualidade como um elemento fundamental da dimensão do amor conjugal.
“A sexualidade não é apenas necessária para a procriação; ela é uma linguagem interpessoal que tem de envolver o erotismo saudável que procura o prazer e humaniza os impulsos” referiu a investigadora destacando a importância de, nesta cumplicidade, se criar um novo espaço “do nós” que confere dimensão e profundidade a uma relação conjugal.
Esta conferência inseriu-se no âmbito das actividades desta confraria da ouvidoria da Ribeira Grande que tem desenvolvido várias iniciativas de reflexão e formação dos leigos a partir de temas de atualidade na igreja.