Amanhã celebra-se o Dia da Cáritas diocesana, na Igreja de São José, em Ponta Delgada
Até ao dia 12 de março, Dia Cáritas, voluntários e colaboradores espalham-se por todo o país no peditório nacional para esta instituição apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade para com os mais vulneráveis.
Este ano, a semana Cáritas (05 a 12 de março) tem como mote o «Amor que transforma» e na rua ou em formato online, “todos podem ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social”, recorda uma nota da Cáritas Portuguesa enviada à Agência Ecclesia.
Uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal dando visibilidade à ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda.
Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social e atividades de animação pastoral.
Anualmente a Cáritas apoia cerca de 120 mil pessoas em atendimento social através da rede nacional das Cáritas Diocesanas e dos muitos grupos paroquiais que estão espalhados por todo o país.
No atual contexto, o desemprego, baixos rendimentos e reformas insuficientes são as principais causas que levam a solicitar apoio à rede Cáritas.
As despesas relacionadas com a habitação (rendas, eletricidade, água e gás) e despesas relacionadas com a saúde são os motivos de maior fragilidade das famílias em Portugal.
(Com Ecclesia)